GPS Brasília comscore

Endrick volta da seleção e coloca Palmeiras na final do Paulistão

Após marcar pela seleção, estrela de 17 anos decide também para o time paulista
Endrick comemorando logo após marcar o gol que colocou o Palmeiras em mais uma final | Foto: Fabiano Menotti/ Palmeiras
Endrick comemorando logo após marcar o gol que colocou o Palmeiras em mais uma final | Foto: Fabiano Menotti/ Palmeiras

Compartilhe:

Brilha na seleção e brilha no clube paulista. Endrick marca o único gol da partida e coloca o Palmeiras na final do Campeonato Paulista pelo quinto ano consecutivo, um recorde na história do clube. No retorno ao Allianz Parque após a instalação do novo gramado sintético, o time de Abel Ferreira derrotou o Novorizontino por 1 a 0, na  noite dessa quarta-feira, e vai decidir o título em clássico com o Santos. A final do Paulistão está marcada para os dois próximos domingos, dias 31 de março e 7 de abril, ambos às 18h (horário de Brasília).

A partida marcou a estreia do novo gramado sintético do Allianz Parque. Utilizando antes um termoplástico, o campo agora tem cortiça orgânica em sua composição. Os donos da casapuderam contar com Endrick, Murilo e Raphael Veiga entre os titulares, dois dias depois de o trio servir à seleção brasileira na “Data Fifa”. O atacante de 17 anos foi destaque contra Inglaterra e Espanha. Richard Ríos, que estava com a Colômbia, e Gustavo Gómez, voltando de lesão, ficaram no banco. Já Eduardo Baptista colocou em campo o mesmo time que despachou o São Paulo, nas penalidades, incluindo o camisa 10 Rômulo, que vai se transferir para o Palmeiras ao fim do Paulistão.

Depois de jogar a semifinal na Neo Química Arena, casa do Corinthians, e disputar partida da fase inicial no MorumBis, reduto do São Paulo, o Santos, adversário do Palmeiras na grande final, anunciou que vai utilizar a Vila Belmiro, estádio com capacidade para um público menor, no primeiro jogo da decisão. Por ter a melhor campanha, é o time alviverde que faz a segunda partida em casa.

 

Primeiro tempo bem ruim

Curiosamente, os primeiros minutos da partida contra o Novorizontino foram de bastante estudo por parte de ambas as equipes. O Palmeiras buscou ficar mais com a posse e apostou nas bolas esticadas para Flaco López, artilheiro do Paulistão. O time de Abel Ferreira errou passes fáceis, deixou buracos no meio-campo e quase não chutou a gol. Um dos piores 45 minutos da equipe este ano.

O Novorizontino foi a antítese do Palmeiras na etapa inicial. Escalado com três zagueiros, o time do interior demonstrou aplicação na marcação, encaixotando Endrick, e aproveitou os espaços para criar jogadas importantes de contra-ataque. A equipe de Eduardo Baptista perdeu pelo menos quatro boas oportunidades, colocando Weverton para trabalhar em cobranças de escanteio e chutes de fora da área. Rômulo ditou o ritmo do meio-campo e foi a peça-chave para organizar a chegada dos visitantes ao ataque.

 

A estrela de Endrick

Na volta do intervalo, Eduardo Baptista desmontou o esquema com três zagueiros do Novorizontino, enquanto Abel Ferreira não modificou o Palmeiras, mas foi notável a mudança de postura. Mais “brigador”, o time alviverde continuou apostando em jogadas conhecidas, como as bolas esticadas para Flaco López – mas desta vez funcionou. Aos sete minutos, o argentino escorou lançamento de Mayke e encontrou Endrick livre na grande área. A joia alviverde confirmou a grande fase e colocou os donos da casa à frente do placar.

A partida ganhou contornos de tensão após o gol alviverde. Nervoso, o time do Novorizontino passou a reclamar de faltas e arrefeceu a aplicação tática. Aníbal Moreno, sumido no primeiro tempo, ajudou o Palmeiras a ganhar disputas no meio-campo e a equipe de Abel Ferreira passou a tomar conta do jogo. Endrick precisou ser substituído por Rony após sentir um problema na coxa direita, no mesmo local onde reclamou no duelo contra a Espanha.

Eduardo Baptista precisou repensar mais uma vez a parte tática e foi para cima, tirando jogadores de defesa para empilhar atacantes. A mudança não teve efeito e o os donos da casa continuaram soberanos na marcação e criando lances de perigo pela faixa central, especialmente com López. O time de Abel tentou ampliar o placar até o último minuto, mas o placar não sofreu mais alterações até o apito final.

Após a partida, o nome do jogo se declarou ao Palmeiras e mostrou como está feliz com o momento que vive. “Pra mim é excepcional fazer o gol e ajudar minha equipe. É meu último Paulistão, quero fazer de tudo par fazer gol, estar na seleção do campeonato, ajudar o Palmeiras, então tenho que jogar com todas as minhas forças”, falou o atacante que no meio do ano está de partida para o Real Madrid, da Espanha.

 

FICHA TÉCNICA:

PALMEIRAS 1 X 0 NOVORIZONTINO

PALMEIRAS – Weverton; Marcos Rocha, Luan, Murilo e Piquerez; Aníbal Moreno, Zé Rafael (Gabriel Menino), Mayke e Raphael Veiga (Lázaro); Endrick (Rony) e Flaco López (Richard Ríos). Técnico: Abel Ferreira

NOVORIZONTINO – Jordi; Cesar Martins, Luisão (Paulo Vitor) e Chico (Danilo Barcelos); Willeam Lepo, Geovane (Fabrício Daniel), Marlon, Rômulo e Reverson; Neto Pessoa (Lucca) e Waguininho (Rodrigo Soares). Técnico: Eduardo Baptista

GOL – Endrick, aos sete minutos do segundo tempo

CARTÕES AMARELOS – Richard Ríos (Palmeiras); Luisão e Fabrício Daniel (Novorizontino)

ÁRBITRO – Edina Alves Batista

RENDA – R$ 3.497.749,50

PÚBLICO – 40.448

LOCAL – Allianz Parque, em São Paulo (SP)

 

*Com informações do Estadão Conteúdo