GPS | CULTURA

Movie-se: Artista do Desastre

COLABORADOR Pedro Lira   
|   10/01/2018 17:38 ( atualizada 10/01/2018 17:38)   
FOTO Reprodução   
James Franco brilha em papel singular ao interpretar o ator e diretor Tommy Wiseau em "Artista do Desastre"

O que torna um filme "bom"? Ser aclamado pela crítica? Bilheteria, sucesso entre o público, orçamento? São muitas as variáveis. Talvez, até hoje, ninguém entenda o que tornou o filme The Room uma "boa" obra. Gravado na década de 1990 e lançado em 2003, o longa 100% independente é estrelado, escrito, produzido e dirigido por Tommy Wiseau. Apesar de ser uma produção mal feita, com direção, atuação e edição ruins, o longa se tornou uma espécie de filme cult, queridinho entre o público alternativo.

 

É nessa obra de arte às avessas que James Franco aposta seu talento. Dirigido e estrelado pelo ator, o filme é mais um mega passo na consagração do artista por trás das câmeras. Não é preciso assistir The Room para entender a profundidade do filme. Franco conta com maestria como essa história começou e em que momento Tommy Wiseau conheceu Greg Sestero (interpretado por Dave Franco), melhor amigo do ator e figura importante na concepção de The Room.

 

A grande sacada de Franco foi apresentar um Tommy humano, profundo, com medos, sonhos e dramas. O personagem/diretor, não é um vilão nem uma figura caricata, mas alguém singular, que vive em um mundo à parte. Mundo este de onde saiu toda inspiração para o roteiro bizarro e nada convencional de seu filme. A atuação de Franco foi premiada com um Globo de Ouro, indicação ao BAFTA e tem fortes chances de indicações ao almejado Oscar.

 

 

Artista do Desastre é um filme biográfico de uma história surreal, que beira o absurdo. A produção tem, em cada detalhe, a identidade de James Franco, que se mostra cada vez mais devoto a um cinema subversivo e crítico, com pegada documentário. Outros trabalhos que seguem a linha assinados pelo diretor são Interior. Leather Bar e I Think You're Totally Wrong: A Quarrel.

 

Curiosidade: na premiação do globo de Ouro 2018, Tommy subiu ao palco ao lado de James Franco. Lá, o ator contou que 19 anos atrás Tommy passou na frente da premiação e disse: "Globo de Ouro? E daí, não fui convidado. Eu sei que eles não querem um cara de cabelos longos e sotaque. Eu mostrei para eles, eu não espero por Hollywood, eu faço meu próprio filme."

 


Todos os direitos reservados - 2014
Política de Privacidade
Termos e Condições
Anúncie Conosco:
SHIS QI 05, Bloco F, sala 122, Centro Comercial Gilberto Salomão
CEP 71615-560 - Brasília - DF - Brasil
Telefone: +55 (61) 3364-4512 | Email: info@gpsbrasilia.com.br
{slideshow_baner}