GPS | DESTINO

Queridinha dos brasilienses

COLABORADOR Redação   
|   06/01/2018 07:00 ( atualizada 06/01/2018 07:00)   
FOTO Cortesia   
Preparada para ganhar mega eco resort, Pirenópolis recebe mais turistas de Brasília do que de todo o estado de Goiás

Que Brasília e Pirenópolis possuem uma ligação especial, não é surpresa. O que garante essa relação são novos dados que comprovam: a cidade histórica é um dos destinos favoritos dos brasilienses. Enquanto a capital federal, além do título de centro do poder do país, é marcada pela modernidade tanto em sua arquitetura como em sua identidade, Pirenópolis é reconhecida pelo culto às tradições e costumes de um Brasil Central que parece ter congelado sua beleza no século 19.

 

De acordo com o último boletim do Observatório do Turismo de Goiás, em alguns feriados como o carnaval, 57,54% dos turistas que passam por Pirenópolis são do Distrito Federal, contra 31,75% vindos do próprio Estado de Goiás, sendo esses essencialmente de Goiânia e Anápolis. O levantamento foi realizado pela Diretoria de Pesquisas Turísticas do Estado de Goiás - IpTur, em parceria com a Prefeitura de Pirenópolis.

 

Além da sua bela arquitetura histórica e festividades tradicionais, como as Cavalhadas, Pirenópolis também atrai muitos visitantes por suas belezas naturais com dezenas de cachoeiras cercada de uma exuberante vegetação. A cidade também possui uma agitada agenda cultural, pois sedia uma série de eventos musicais, literários, de cinema e gastronômicos.

 

De acordo com a Secretaria de Desenvolvimento e Turismo de Pirenópolis, apesar de o principal atrativo da região para os brasilienses ser o turismo rural, ou seja, as cachoeiras, eles também usufruem dos restaurantes, museus e artesanatos da cidade. “O perfil desse turista é familiar, geralmente são casais com filhos que vão para as cachoeiras durante parte do dia e, à noite, curtem as atrações da cidade, desfrutando da gastronomia regional e do artesanato”, considera o secretário de turismo de Pirenópolis, Marcos Gomes Vieira.

Ainda segundo o secretário, a administração pretende investir mais na estrutura da cidade nos próximos anos, pensando basicamente no turismo. Segundo Marcos, um dos projetos que devem ser implantados em breve é o lançamento de um aplicativo para facilitar a visita dos turistas na cidade. Segundo ele, será uma ferramenta que trará informações de todos os atrativos turísticos da cidade, distâncias, meios de acesso e outras informações.

 

O que vem por aí

 

 

Para quem é apaixonado pelo achado goiano, uma notícia animadora. A cidade irá ganhar seu primeiro eco resort sustentável: o Quinta Santa Bárbara Eco Resort, construído em área bem próxima à Igreja do Bonfim, no Centro Histórico.

 

No início dos anos 1980, a Pousada Quinta Santa Bárbara foi inaugurada em Pirenópolis e se tornou um dos mais charmosos endereços da cidade. Oferecia 30 bangalôs, área de lazer completa e restaurante em meio à vegetação, e foi um dos lugares mais cobiçados por turistas. Em maio de 2015, o estabelecimento teve as suas atividades interrompidas, mas essa paralisação se dará até o término das obras de implantação do novo projeto, cheio de requinte e sustentabilidade.

 

 

Os chalés terão altura máxima de 8,5m² em até dois pavimentos, num total de 192 apartamentos de um ou dois quartos. O acesso principal será totalmente voltado para a Rua do Bonfim. A arquitetura, tão característica de Pirenópolis, será em estilo colonial e contará com elementos contemporâneos. Trabalhos de artesãos locais serão utilizados na montagem  e decoração de ambientes de áreas comuns e interior dos apartamentos.

 

 

Além das acomodações, os hóspedes contarão com uma completa estrutura de lazer que inclui praça de eventos, redários, piscinas aquecidas adulto e infantil, piscina de hidromassagem, piscina com toboágua, playground, brinquedoteca, quadra poliesportiva, fitness, salão de jogos, sauna, pista de caminhada, lago contemplativo, restaurante e salão de eventos. A primeira parte do mega projeto está prevista para ser entregue em 2021.

 


Todos os direitos reservados - 2014
Política de Privacidade
Termos e Condições
Anúncie Conosco:
SHIS QI 05, Bloco F, sala 122, Centro Comercial Gilberto Salomão
CEP 71615-560 - Brasília - DF - Brasil
Telefone: +55 (61) 3364-4512 | Email: info@gpsbrasilia.com.br
{slideshow_baner}