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Personal trainer Pedro Guimarães compartilha dicas do nutricionista Clayton Camargos para você não furar a dieta em 2018

Iniciar o ano planejando novas metas e objetivos é realidade de muitas pessoas. Como emagrecer e adotar hábitos saudáveis são algumas das resoluções mais pedidas para o novo ano, convidei o Dr. Clayton Camargos, nutricionista da Clínica Metafísicos, para nos ajudar com dicas que vão facilitar esse processo.
 

“Portar uma meta realista e uma estratégia para alcançar o seu objetivo é a chave para evitar as frustrações típicas das resoluções de  ‘ano-novo. Logo, elencam-se seis dicas importantes para iniciar uma nova jornada anual, de sorte que não se torne mais uma estatística frustrada:
 

I. Mapeie os alimentos gatilho para compulsão, ou seja, aqueles mais ricos em gorduras trans, açúcares simples, sódio, geralmente industrializados e processados, produtores de maior atração e que disparam um consumo descontrolado (incluem-se aí as bebidas alcóolicas!). Em seguida, livre-se deles. Nas fases iniciais do tratamento, não mantenha alimentos gatilho ao seu alcance;
 

II. Leve um dispositivo eletrônico móvel (notebooks, tablets, smartphones, etc.) onde quer que vá, no transcurso dos primeiros três primeiros meses de seguimento do plano alimentar: pesquisas recentes mostram que é preciso uma média de 66 dias para quebrar quaisquer tipos de hábitos. E o primeiro passo para mudar uma tradição é reconhecê-la. Assim, durante 90 dias, condicione-se a registrar tudo o que você ingerir, mesmo água. Conheça seus pontos fortes, fraquezas e padrões de consumo. Use seus apontamentos para perceber armadilhas comuns, bem como para historiar os acertos e realizações. Investigações mostram que indivíduos que mantêm diários alimentares consomem cerca de 15% menos de alimentos pobres nutricionalmente do que aqueles que não o fazem;
 

III. Quando acabar de jantar ou consumir a refeição noturna, feche a cozinha: uma revisão sistemática concluiu que comer tarde da noite aumenta significativamente o número total de calorias ingeridas. Evitar esse consumo pode fazê-lo se libertar de 300 ou mais kcals por dia, o que significaria o aumento de até 14kg em 12 meses. Uma vez que os pratos forem lavados, apague a luz, bata a porta, escove os dentes, diga boa noite aos alimentos e tenha sonhos maravilhosos!
 

IV. Não tenha receio de pedir a compreensão, apoio e cooperação de amigos e familiares: solicite gentilmente que sejam solidários ao longo da sua nova direção. É impressionante como as pessoas que não estão sob dieta, e mudança do estilo de vida, se sentem incomodadas e tendem a sabotar esse tipo de iniciativa! Seja resiliente e afaste- se das influências negativas ou que não apostam no seu sucesso;
 

V. Não aceite desculpas: as justificativas podem ser mentiras que contamos para nós mesmos para escaparmos de um contexto que exige esforço e capacidade de superação. Com efeito: “não sei em qual academia me matricular”, ora, inscreva-se naquela que lhe trouxer mais bem-estar, custo-benefício e, sobretudo, próxima de sua residência ou local de trabalho. Eu não gosto de academia’, pois bem: faça uma caminhada, corrida ou busque uma atividade física que lhe seduza e provoque sua adesão espontânea como uma fonte de energia e felicidade.
 

VI. Seja assistido por um nutricionista ou médico com formação correspondente, isso não apenas pode afiançar um tratamento qualificado, mas também resultados satisfatórios com segurança clínica.
 

Emagrecer, aumentar ou definir a massa muscular, modificar a composição e a imagem corporal não é uma decisão sazonal, mas um câmbio absoluto para um estilo de vida próspero.”
 

**Pedro Guimarães é graduado em Educação Física pelo UniCEUB, pós-graduado pela UniFOA em Fisiologia de Exercício e Personal Trainer, atualmente trabalha como consultor em Atividade Física pela Clínica Metafísicos, além de atuar como Personal Trainer em academias da cidade. (CREF: 8553 G/DF)

 

 


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