GPS | COTIDIANO

Pula a ondinha!

COLABORADOR Redação   
|   30/12/2017 14:00 ( atualizada 30/12/2017 14:00)   
FOTO Reprodução Internet   
No clima de réveillon, conheça algumas das superstições de ano-novo de outros países pelo mundo

Há quem não concorde, mas 2017 passou voando. No próximo domingo, 31, já acontecem as comemorações de réveillon e, a esta altura, a maioria das pessoas já sabe onde passar a virada e até que roupa usar. Sem contar com as superstições clássicas entre os brasileiros, como pular as sete ondinhas na praia, usar branco e não comer aves.

 

Mas e nos outros países? Já parou para pensar quais são os costumes dos estrangeiros na hora da contagem regressiva? Para matar sua curiosidade – e quem sabe até te dar algumas ideias – o GPS|Brasília reúne algumas das “manias” mais tradicionais mundo afora.

 

 

Estados Unidos

 

 

A Terra do Tio Sam não tem nenhuma tradição muito diferente das nossas, mas a data tem alguns marcos e eventos importantes em certas cidades específicas. Como o tradicional lançamento da bola de réveillon da Times Square, em Nova York, que acontece anualmente às 23h59 do dia 31.

 

Já em Pasadena, na Califórnia, a Rose Parade é a atração principal. Trata-se de um desfile com diversos carros alegóricos que leva muitas pessoas às ruas e acontece todo dia 1º de janeiro.

 

 

Espanha

 

 

Assim como os brasileiros, os espanhóis também praticam as famosas “simpatias” à  meia noite do dia 1º. Assim que o ano vira, as pessoas costumam comer 12 uvas, que é a quantidade de badaladas do relógio, a fim de trazer boa sorte para o ano que está por vir.

 

 

Dinamarca

 

 

Na Dinamarca os costumes, são um tanto quanto diferentes dos daqui. Quando o relógio anuncia o ano-novo, os dinamarqueses sobem e pulam de cadeiras. Na cultura deles, isso é feito para espantar os maus espíritos e trazer boa sorte.

 

Além disso, a população também tem o hábito de quebrar pratos nas portas das casas dos amigos para provar amizade e lealdade. Inclusive, aqueles que tiverem mais cacos em sua porta, tem mais amigos.

 

 

Camboja

 

 

No país asiático, o ano-novo dura três dias e é comemorado em abril. No Chaul Chnam Thmey, as crianças costumam lavar os pés de seus pais e avós como sinal de respeito e para receber bênçãos em retorno. Também é tradição borrifar água nos rostos uns dos outros pela manhã e nos pés pela noite. Além disso, as pessoas derramam água coloridas nos parentes e amigos para simbolizar os desejos para o futuro.

 

 

Itália

 

 

Em Roma, as tradições no dia 1º de janeiro são um tanto quanto radicais. Algumas pessoas mais aventureiras costumam pular da Ponte de Santo Ângelo para dentro do Rio Tibre. Para os poucos que praticam – já que é um salto considerado arriscado pela profundidade da água em relação a altura da ponte – é uma maneira de atrair boa sorte.

 

 

Inglaterra

 

 

Na Terra da Rainha, o desfile de rua no primeiro dia do ano também é uma tradição. Trata-se do London New Year Parade, em que artistas realizam diversas performances, como dança, acrobacias e muito mais. As ruas da cidade ficam lotadas de espectadores todos os anos.

 

 

Bielorrússia

 

 

Uma das brincadeiras que é tradição no país europeu é exclusiva para as mulheres. No primeiro dia do ano, as moças bielorrussas disputam entre si para ver quem vai casar primeiro no ano que chega.

 

 

Equador

 

 

Os equatorianos tem uma forma um tanto quanto comum de simbolizar uma coisa que não querem mais em sua vida. Na virada do ano, as pessoas costumam se reunir para queimar fotos e imagens de coisas que não desejam mais para si. Quem nunca?

 

 

Alemanha

 

 

Já na Alemanha, tudo que diz respeito ao réveillon gira em torno do porco. O animal suíno representa fertilidade, riqueza e fartura para os alemães. Logo, nas comemorações de fim de ano, os pratos, decorações e referências são todas de porcos, como forma de atrair esses valores às pessoas.

 

Fonte: G1


Todos os direitos reservados - 2014
Política de Privacidade
Termos e Condições
Anúncie Conosco:
SHIS QI 05, Bloco F, sala 122, Centro Comercial Gilberto Salomão
CEP 71615-560 - Brasília - DF - Brasil
Telefone: +55 (61) 3364-4512 | Email: info@gpsbrasilia.com.br
{slideshow_baner}