GPS | MODA

Purple rain

COLABORADOR Theodora Zaccara    
|   19/12/2017 07:00 ( atualizada 19/12/2017 07:00)   
FOTO Pinterest/Reprodução   
Tudo roxo: GPS|Moda mostra como apostar no Ultra Violet, tom da Pantone para 2018

Um roxo forte, aceso, com subtons azulados: pense em profundidade, em algo quase irreal. A cor que irá estampar 2018, de acordo com os técnicos e estudiosos da gigante cromática Pantone, se chama Ultra Violet. A empresa é referência no trabalho com cores para fins gráficos e industriais, e de acordo com Leatrice Eiselmen, diretora criativa da Pantone Color Institute, a escolha não foi por acaso, “Estamos vivendo em um período que exige criatividade e imaginação,” conta a empresária. “Seja explorando novas tecnologias a outras galáxias, até expressões artísticas e reflexões espirituais, Ultra Violet ilumina o caminho do que está por vir”, encerra.

 

Além de tudo isso, a tonalidade também comunica originalidade, engenhosidade, pensamento visionário e equilíbrio. Em contexto milenar, muitas culturas associam o roxo à ligações místicas, magia e transformação - uma cor que estimula o contacto com o lado espiritual, proporcionando a purificação do corpo e da mente. Na moda, cai como uma luva: de maquiagens a acessórios, casa bem de diversas formas: GPS|Brasília mostra quais.

 

 

 

Durante o ano de 2017, o Ultra Violet foi destaque nas paletas de etiquetas como Ellie Saab, Alexandre Vauthier e Versace que exploraram a tonalidade púrpura de forma crua e clean - a própria estrela do show. Em composições monocromáticas, o roxo ganha vida com blends de texturas. Renda, couro, bordados, pelos… Não há espaço para medo aqui.

 

Nas ruas, uma aposta querida entre as fashionistas é o ton-sur-ton, que se caracteriza em misturar a cor com outras tonalidades do mesmo espectro, como lilás, lavanda e uva. Não há como errar.

 

 

Cor sem dor

 

Se a vontade é investir em explosões de cores, o círculo cromático tem muito a ensinar. Em forma de diagrama, a esfera, muito utilizada no mundo do desenho industrial, também é de grande ajuda na hora de compor a cartela de tons de uma produção. De que forma isso é possível? Pois bem: usando o roxo como referência, misturamos com amarelo para formar composições complementares, que são feitas usando os dois tons opostos dentro do círculo.

 

 

 

Essa mistura realça a saturação de ambas as tonalidades, sendo, de todas as fusões, a mais viva e energética. Já se a vontade é harmonizar os tons de forma neutra, combinar cores que estão lado a lado no círculo é a pedida - ou, como os técnicos gostam de chamar, uma combinação análoga. Para combinar três ou mais cores, as formas geométricas entram em ação: dentro do círculo, desenhe um triângulo, ou atue mesmo um quadrado. A combinação resultante rende produções dignas de centenas de likes.

 

 

 

Para quem quer testar as águas antes de mergulhar fundo, há sempre o conforto dos tons de cinza, preto e branco, que ajudam a não errar a mão na hora do “vamos ver”. Outra opção é investir em acessórios: capinhas de celular, bolsas, sapatos, até um pedacinho de lingerie aparente dando “alô” por baixo da camiseta branca é uma maneira de incorporar o tom do ano. E você, vai colorir seu 2018 de Ultra Violet?


Todos os direitos reservados - 2014
Política de Privacidade
Termos e Condições
Anúncie Conosco:
SHIS QI 05, Bloco F, sala 122, Centro Comercial Gilberto Salomão
CEP 71615-560 - Brasília - DF - Brasil
Telefone: +55 (61) 3364-4512 | Email: info@gpsbrasilia.com.br
{slideshow_baner}