GPS | BEM-ESTAR

Pincel novo em folha

COLABORADOR Bruna Nardelli   
|   18/12/2017 07:00 ( atualizada 18/12/2017 07:00)   
FOTO Reprodução   
Com ajuda de especialistas, GPS|Brasília lista cuidados para higienizar corretamente os pincéis de maquiagem

Todo mundo sabe que manter o rosto limpo é pré-requisito para se ter uma pele viçosa e bonita. Por isso, as mulheres têm o costume de tirar a maquiagem religiosamente antes de dormir, além de lavar o rosto no mínimo duas vezes ao dia. O que pouca gente faz é reservar um tempinho na rotina para higienizar adequadamente os pincéis de maquiagem, processo essencial para evitar a proliferação de bactérias nos acessórios. Com a ajuda de especialistas no assunto, GPS|Brasília lista alguns cuidados necessários na hora da pós-make.

 

O dermatologista Gilvan Alves explica a importância de manter os pincéis sempre limpos. “Pincel deveria ser como alicate, cada um tem o seu. Se mal higienizado, o item pode transmitir fungos, bactérias e até vírus”, afirma. Em casos assim, não é incomum o surgimento de espinhas e cravos na pele. Situações extremas podem agravar o quadro, que pode evoluir para herpes, foliculite ou até mesmo conjuntivite aguda.

 

O profissional ressalta, ainda, que a limpeza facial também é de extrema relevância para uma cútis saudável. “Usar maquiagem por horas prolongadas pode causar a obstrução dos poros e a perda de drenagem na pele”, alerta. Por isso, é aconselhável lavar o rosto mais de uma vez ao dia. "Pessoas com pele oleosa devem higienizar o rosto três vezes ao longo do dia. A quem têm pele seca, duas já são o suficiente", indica.

 

Make up artist queridinha das brasilienses, Nadia El Chariti é conhecida na capital por suas maquiagens marcantes. Dona de um talento invejável com os pincéis, ela costuma atender uma média de 20 clientes por fim de semana. A correria na agenda não impede que a maquiadora limpe os instrumentos de trabalho de maneira correta e eficaz. “A dica é ter mais de um pincel com a mesma finalidade, por que enquanto um está lavando o outro pode ser usado”, declara.

 

 

Quando passa de uma cliente para outra, Nadia higieniza os acessórios rapidamente com produto específico para pincéis e álcool isopropílico, o que já é suficiente para eliminar possíveis parasitas. O tempo de secagem não é demorado. “É uma questão de dois a três minutinhos”, diz. Ao final do dia, é hora de fazer uma lavagem mais profunda. “Escolho um shampoo neutro com pH equilibrado para não danificar as cerdas e lavo bem. Depois, uso uma máscara hidratante para manter os fios macios”, conta. 

 

A profissional afirma que a posição correta para lavar os pincéis é a vertical, com o cabo para cima. “A parte em metal que liga as cerdas ao cabo é um verdadeiro paraíso para as bactérias quando está molhada. Então, evite colocá-la em contato direto com a água”, ressalta. O processo pós-lavagem é simples. Basta colocar os instrumentos em uma superfície plana, em cima de uma toalha limpa, na posição horizontal e em um ambiente arejado, para que eles sequem por completo. 

 

É válido ressaltar que as etapas minuciosas realizadas por ela diariamente são necessárias apenas para profissionais de maquiagem. O recomendado para mulheres amadoras que utilizam os acessórios para uso próprio é higienizar de 15 em 15 dias. Após todas essas dicas valiosas, é hora de deixar os pincéis brilhando de limpos, e não de glitter. Let it shine!

 


Todos os direitos reservados - 2014
Política de Privacidade
Termos e Condições
Anúncie Conosco:
SHIS QI 05, Bloco F, sala 122, Centro Comercial Gilberto Salomão
CEP 71615-560 - Brasília - DF - Brasil
Telefone: +55 (61) 3364-4512 | Email: info@gpsbrasilia.com.br
{slideshow_baner}