GPS | DECOR

Ano púrpura

COLABORADOR Redação   
|   18/12/2017 12:00 ( atualizada 18/12/2017 12:00)   
FOTO Reprodução/Pintrest   
Ultra Violet: saiba como apostar na cor de 2018 e inserir o tom de violeta na decoração

O novo ano está para começar e é tempo de renovação! O clima de mudança está presente nas previsões de tendências para moda, design, decoração e lifestyle. Isso porque a Pantone, referência em ditar tendências, anunciou que 2018 será Ultra Violet.

 

A cor oficial do ano inspira originalidade e, diferente de 2017, colorido pelo Greenery, traz mais sofisticação. Segundo a diretora executiva da Pantone, Leatrice Eiseman, o Ultra Violet, um tom forte de púrpura, foi eleita por “comunicar originalidade, engenhosidade e um pensamento visionário”. A tonalidade, uma mescla entre azul e vermelho, de acordo com o Instituto, chega ao mercado para trazer esperança e passar uma mensagem positiva.

 

A expressão vibrante pode gerar dúvidas sobre como inserir o Ultra Violet na decoração, mas profissionais do ramo explicam como isso é possível. De acordo com a arquiteta Renata Gomes, essa tonalidade de púrpura traz mais vida ao ambiente e pode agradar tanto aos estilos mais clássicos quanto aos mais modernos. “A cor é para todos os gostos e será muito bem-vinda na decoração. Para os ousados, um papel de parede dessa tonalidade será o centro das atenções no ambiente. Já para os clássicos, a opção será misturar com cores mais sóbrias, como cinza ou preto, e utilizá-la nos detalhes, como almofadas, flores, e adornos”, explica.

 

As arquitetas Ligia Jardim e Fernanda Sperb, do escritório Jardim & Sperb Arquitetura, ratificam o uso da nuance em detalhes aparentes no ambiente como poltronas, bancadas e colchas, por exemplo. “O violeta é uma cor que confere muita personalidade aos espaços. Quando misturado ao branco, cinza, lilás e, até mesmo azul cria composições bem interessantes. Preferimos sempre colocar essas cores em detalhes”, afirmam.

               

O Ultra Violet pode ser usado, também, no quarto de dormir. Porém, é preciso ter bastante cuidado ao utilizá-lo neste ambiente, como indica Renata Gomes: “como é um local que precisa de tranquilidade e sossego, é bom ter muito cuidado para não deixar a excitação tomar conta. Adornos nessa cor deixarão o ambiente mais alegre, com energia positiva. Um detalhe que acho lindo é colocar uma poltrona nesse tom como ponto de contraste em um quarto neutro. Misturar o vibrante com o neutro é uma solução superelegante”, revela.

 

A arquiteta relata que essa tonalidade é muito fácil de combinar, principalmente com as cores mais claras, pois fazem uma linda harmonização. “Off-white, bege, branco, cinza. Todos combinam muito bem com o Ultra Violet. Unir essa cor com tecidos ricos, como o veludo e o couro, tornam o ambiente mais dramático e sensual”, aponta.

               

Para Ligia e Fernanda, ao mesclar o roxo com as demais cores, é importante conseguir um equilíbrio das tonalidades para não errar no propósito. “Como ressaltamos, harmonizá-lo com cinza, branco ou lilás fica muito legal. No entanto, se for optar por uma composição com cores mais escuras, como o preto ou o vermelho, o ambiente ficará pesado”, encerram.


Todos os direitos reservados - 2014
Política de Privacidade
Termos e Condições
Anúncie Conosco:
SHIS QI 05, Bloco F, sala 122, Centro Comercial Gilberto Salomão
CEP 71615-560 - Brasília - DF - Brasil
Telefone: +55 (61) 3364-4512 | Email: info@gpsbrasilia.com.br
{slideshow_baner}