GPS Brasília comscore

Ex-primeira-dama, Márcia Rollemberg é homenageada como secretária do MinC

Ela esteve em Valparaíso (GO para entregar o certificado de abertura do Ponto de Cultura Nova Alquimia
Márcia Rollemberg é homenageada em Valparaíso (GO)
Márcia Rollemberg é homenageada em Valparaíso (GO) | Foto: Divulgação

Compartilhe:

Ex-primeira-dama do Distrito Federal, a secretária de Cidadania e Diversidade Cultural do Ministério da Cultura, Márcia Rollemberg, foi uma das homenageadas durante a inauguração do Ponto de Cultura Nova Alquimia, em Valparaíso (GO), na última segunda (25). 

Como forma de celebrar o Mês das Mulheres, o evento concedeu o Prêmio Mulheres de Impacto a personalidades femininas que contribuem com a arte em diversos setores da sociedade.

Na ocasião, ela entregou o certificado de abertura do Ponto, que também foi certificado pela plataforma da Política Nacional de Cultura Viva, ao idealizador do projeto, Fernando Fernandes.

“Estou emocionada pelo destaque de um ponto de cultura tão potente como a Nova Alquimia. A arte é uma pedagogia da alma e o Brasil precisa de pessoas trabalhando essa sensibilidade para aprendermos a conviver com as diferenças, conhecer nossa história e ter orgulho de quem somos”, ressaltou ela.

O Ponto de Cultura Nova Alquimia já era um centro criativo e cultural na cidade há anos, mas sem investimento ou apoio governamental. A chegada de recursos federais, especialmente da Lei Paulo Gustavo (LPG), permitiu ao projeto ter uma sede própria e estrutura para impulsionar diferentes tipos de produções culturais nas áreas de teatro, música e audiovisual.

“Estamos agora em um momento de reconstrução dessa política no Brasil, após um período muito conservador e de muitos retrocessos no campo dos direitos”, destacou a secretária, referindo-se ao Programa Cultura Viva, que em 2024 completa 20 anos de Política Nacional e 10 anos como Lei.