GPS | ARTIGOS

Dezem... O que?

COLABORADOR Redação   
|   12/12/2017 16:46 ( atualizada 12/12/2017 16:46)   
FOTO Reprodução Internet   
Já ouviu falar de dezembrite? Conheça o que a ansiedade e os excessos desta época do ano podem causar ao organismo

Organizar a casa, montar a árvore de Natal, preparar a ceia, fazer check-up, perder peso... Estes são alguns exemplos do que acontece quando o calendário marca dezembro. É uma correria para tentar receber o novo ano com tudo resolvido. Porém, essas metas e toda a ansiedade não são saudáveis e causam muito estresse. É a famosa dezembrite. Embora não seja exatamente uma doença, o clima gerado nesta fase pode prejudicar a saúde.


"Não há dúvida de que a sobrecarga de tensões e a necessidade desnecessária de resolver tudo até o fim do ano pioram as doenças crônicas, gerando essa dezembrite", afirma o cardiologista do Hospital CEMA, Carlos Alberto Pastore. Não à toa, nesta época aumentam as ocorrências em hospitais.

 

Mas e o coração? Como fica nesta época? "O aumento da ansiedade estimula hormônios do estresse, como a adrenalina e cortisol, que aumentam a frequência cardíaca e a pressão arterial. Isso favorece infartos do miocárdio e acidentes vasculares cerebrais", explica Pastore. Além do coração, o cérebro também sofre. O sono, então, nem se fala. São dias sem dormir bem, quando não virando noites em claro.

 

O estômago também é uma grande vítima dos excessos praticados em dezembro. "O exagero na comida e o abuso do álcool nas festas trazem repercussões orgânicas importantes, principalmente para os indivíduos com pressão alta, diabetes, obesidade, entre outras doenças. Vale lembrar também que a bebida alcoólica aumenta a frequência cardíaca e favorece arritmias, além de aumentar a pressão arterial. Por isso, a dica é não exagerar", diz o especialista.

 

 Evitar o exagero e conter a ansiedade. Essa talvez seja a dica número um para quem quer "sobreviver" a esta fase, sem passar pela dezembrite. Parece difícil, mas é possível. O grande segredo é fechar um pouco os olhos para o calendário, respirar fundo e relaxar. Será que você consegue?

 

Fonte: Agência NB


Todos os direitos reservados - 2014
Política de Privacidade
Termos e Condições
Anúncie Conosco:
SHIS QI 05, Bloco F, sala 122, Centro Comercial Gilberto Salomão
CEP 71615-560 - Brasília - DF - Brasil
Telefone: +55 (61) 3364-4512 | Email: info@gpsbrasilia.com.br
{slideshow_baner}