GPS | ARTIGOS

Fala, personal!

Verão chegando e tudo o que as pessoas querem é ostentar um corpo sarado. Por conta disso, algumas estratégias começam a ganhar relevância e se tornam tendência. Nesse ano, o AEJ voltou com tudo. Digo voltou pois ele andava meio esquecido pelos praticantes de exercícios físicos regulares. Mas o que é o AEJ?
 

Essa sigla significa Aeróbio em Jejum. Consiste em realizar um exercício de características contínuas imediatamente após acordar do sono noturno e sem consumir nenhum nutriente. Entende-se que como o corpo usou energia do glicogênio muscular (fonte de energia do corpo) durante o sono, a manutenção de alguma atividade realizada na sequência seria realizada pela gordura.
 

Teoricamente. Não é o que se observa na prática. Estudos revelaram que aminoácidos (proteínas) que são muito importantes para a manutenção muscular também são recrutados nesse processo e isso pode prejudicar a pessoa que realiza a estratégia a longo prazo.
 

O que é normal ouvir das pessoas que adotam essa rotina é que antes ou durante a atividade pode existir um consumo de suplementos à base de aminoácidos ou até cafeína com algum tipo de gordura (como o óleo de coco). Cientificamente falando, isso descaracteriza o jejum e a pessoa começa a se exercitar em um estado alimentado.

O interessante é que a maioria dos estudos não mostram diferenças significativas de pessoas que buscam emagrecimento e realizam exercícios em jejum ou alimentados. Ou seja, comer ou não pode apresentar o mesmo resultado.

Agora, verdade seja dita: nem todo mundo fica confortável em se exercitar sem estar alimentado. Inclusive, casos de hipoglicemia (falta de açúcar no sangue) podem ser observados. Procure sempre orientação profissional para cuidar da sua alimentação. Além disso, somente o profissional de Educação Física pode orientar a prática de exercícios, ok?! Se a orientação vier de médicos, nutricionistas ou blogueiras “fitness”, fuja que é cilada!
 

**Pedro Guimarães é graduado em Educação Física pelo UniCEUB, pós-graduado pela UniFOA em Fisiologia de Exercício e Personal Trainer, atualmente trabalha como consultor em Atividade Física pela Clínica Metafísicos, além de atuar como Personal Trainer em academias da cidade. (CREF: 8553 G/DF)

 


Todos os direitos reservados - 2014
Política de Privacidade
Termos e Condições
Anúncie Conosco:
SHIS QI 05, Bloco F, sala 122, Centro Comercial Gilberto Salomão
CEP 71615-560 - Brasília - DF - Brasil
Telefone: +55 (61) 3364-4512 | Email: info@gpsbrasilia.com.br
{slideshow_baner}