GPS | DEGUSTAÇÃO

Tim-tim

COLABORADOR Redação   
|   07/12/2017 15:18 ( atualizada 07/12/2017 15:18)   
FOTO Reprodução Internet   
Guto Jabour, sommelier da GB Vinhos, dá dicas de como harmonizar rótulos de vinhos com a ceia de Natal

Menos de 20 dias para o Natal e as preparações para a ceia já começaram. Para as famílias que gostam de comemorar a data com vinho, a harmonização pode ser uma dúvida. Principalmente porque a refeição se divide em algumas etapas e conta com diversas comidas diferentes, como aves, porco, doces, castanhas e frutas. Pensando nisso, o empresário e sommelier Guto Jabour, que comanda a GB Vinhos, explica qual é a melhor forma de casar os rótulos da bebida de Baco com a ceia natalina.

 

 

Entradas e petiscos (ameixas, castanhas, nozes, saladas):

 

 

Harmonização: para iniciar a ceia e harmonizar com os petiscos clássicos de Natal, como castanhas e frutas secas, o vinho ideal são os brancos amadeirados. Um belo chardonnay com estágio em barricas de carvalho é um par perfeito para começar o jantar de Natal. Esses vinhos também podem ser aproveitados inclusive para acompanhar os pratos mais leves, como o peru.

Rótulos sugeridos: Pera Manca Branco; Medalla Real Chardonnay; Ferentano Falesco

 

Pratos principais (peru, chester, lombo, bacalhau, pernil):

 

 

Harmonização: os pratos natalinos pedem vinho tinto de médio corpo e com um pouco mais de acidez. Por se tratar de pratos sem muita gordura, se comparado às carnes vermelhas, vinhos excessivamente encorpados poderão mascarar os sabores. A sugestão são vinhos da uva merlot, tempranillo, carmenère ou até mesmo vinhos brancos com grandes estágios em barricas.

Rótulos sugeridos: Flor de Nelas Dão; Altos de Laveria; Macôn Village

 

Sobremesas (panetones, rabanadas, bolos de nozes e tortas):

 

 

Harmonização: a melhor pedida para os doces de fim de ano são os espumantes! Além de serem festivos, os espumantes fazem par com a maior parte dos doces e ainda limpam o paladar para conseguirmos comer um pouquinho mais. Os espumantes brut são sempre os mais indicados, mas os demi-sec também irão bem. Se você quiser sofisticar um pouco mais a noite, escolha um vinho de colheita tardia, com tempo extra de amadurecimento, que também ficará incrível no final da ceia.

Rótulos sugeridos: Freixenet Cordon Negro; Foss Marai de Marai; Vinho de Sobremesa Muffato della Sala


Todos os direitos reservados - 2014
Política de Privacidade
Termos e Condições
Anúncie Conosco:
SHIS QI 05, Bloco F, sala 122, Centro Comercial Gilberto Salomão
CEP 71615-560 - Brasília - DF - Brasil
Telefone: +55 (61) 3364-4512 | Email: info@gpsbrasilia.com.br
{slideshow_baner}