GPS | CULTURA

Shot de cultura

COLABORADOR Redação   
|   05/12/2017 07:00 ( atualizada 05/12/2017 07:00)   
FOTO Reprodução   
As férias estão aí! Que tal curtir o tempo livre apreciando diferentes exposições de arte na cidade?

Dezembro chegou! A cidade está em clima natalino e cheia de programações de férias. Para sugerir programas diferentes dos tradicionais esportes no Lago Paranoá e salas de cinema, o GPS|Brasília montou um roteiro com as melhores exposiçòes de arte em cartaz em Brasília. Chama os amigos e aproveita esse shot de cultura que está de portas abertas na capital!

 

Nuances de Dalí

 

 

Conhecido pelo estilo inconfundível de surrealismo, Salvador Dalí é um dos expoentes da arte mundial. Complexo e cheio de facetas, o espanhol foi além das obras mais famosas, sendo responsável pela representação visual da consagrada obra de Dante Alighieri - A Divina Comédia nas artes plásticas.

 

Dalí transferiu, das letras para as telas, o Inferno, o Purgatório e o Paraíso do escritor em cerca de 100 pinturas, com todos os tons surrealistas e simbólicos de Salvador Dalí.  Até o dia 4 de março de 2018, quem passar pela Galeria Vitrine, na Caixa Cultural Brasília, de terça-feira a domingo, sempre das 9h às 21h, poderá conferir pinturas que revelam este universo de Alighieri.

 

Dali: A Divina Comédia

Caixa Cultural Brasília – Galeria Vitrine  (Setor Bancário Sul Qd. 4)

De 15 de novembro até 4 de março de 2018

De terça a domingo, das 9h às 21h

Entrada franca

Classificação livre

Informações: 3206-94489449

 

Christus na China

 

 

Quem visita a exposição Dragão Floresta Abundante, de Christus Nóbrega, em cartaz no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB Brasília), se encanta com a visão muito particular da China, que revela aspectos ainda pouco conhecidos do olhar brasileiro. Agora, o público terá a chance de dar um mergulho mais profundo na cultura chinesa com uma mostra de filmes que marcaram a passagem do artista pelo imenso país asiático, exibida no cinema do CCBB Brasília entre 12 e 17 de dezembro. A exposição continua em cartaz até o dia 21 de janeiro.

 

Com curadoria da historiadora da arte Renata Azambuja – atuante em residências artísticas –, Dragão Floresta Abundante é resultado da residência artística de Christus Nóbrega na China. O trabalho propõe uma rede de reflexões sobre diferentes tecnologias, desde as mais arcaicas – como o mapa e a pipa – até as mais modernas como o GPS de celular.

 

Mostra de Cinema Dragão Floresta Abundante

De 12 a 17 de dezembro de 2017

Local: CCBB Brasília - SCES Trecho 2 – Brasília/DF

Tel: (61) 3108-7600

Horários: de terça-feira a domingo, das 9h às 21h

Entrada franca

 

Arte e tecnologia

 

 

Internet, 3D, realidade virtual, imersão tecnológica. O ano é de 2017 e a tecnologia está cada vez mais presente no cotidiano das pessoas. E claro que a arte não ficaria para trás! Até 10 de dezembro, os brasilienses poderão tocar, imergir, pular, dançar e balançar dentro das obras da exposição Disruptiva, do Festival Internacional de Linguagem Eletrônica, no CCBB Brasília.

 

A mostra, sucesso de público em São Paulo com mais de 70 mil visitantes, exibe 120 obras de artistas de várias partes do mundo. As peças estão dispostas em quatro eixos: corpo vivencial, corpo cinético, corpo virtual e corpo lúdico. Que tal, mesmo em Brasília, curtir uma praia? Ou então fazer uma selfie com o rosto de outra pessoa? Nas nove instalações da Galeria 1 (Corpo Virtual), as obras sugerem brincar com o próprio corpo. Na peça Little Boxes, é possível, através de códigos em um leitor, criar sons de animais e música. Já nos vários jogos de realidade aumentada, o espectador viaja para uma praia com direito a brisa e luz solar, ou adentrar as obras de Vincent Van Gogh.

 

Disruptivo

12 de outubro a 10 de dezembro

Centro Cultural Banco do Brasil

Classificação livre

Entrada franca

 

Contraponto

 

 

Com acervo de Sérgio Carvalho , até 25 de fevereiro de 2018, o Museu Nacional da República recebe a exposição Contraponto. Este acervo é composto por mais de mais de 1.900 obras de 164 artistas brasileiros, tendo como ponto de partida não somente a obra de arte em si, mas, sobretudo, seus autores.

 

A aquisição da obra de arte não é o final de um processo, porém o início de um intenso diálogo, em ordem progressiva, de Sérgio com os artistas, suas obras entre si e, por fim, dos artistas entre si. O colecionismo em âmbito privado não basta para Sérgio. Seu desejo é dar visibilidade aos artistas e tornar público, de modo definitivo, o seu acervo.

 

Contraponto

Até 25 de fevereiro de 2018 (terça-feira a domingo, das 9h às 18h);

Galeria 2 do Museu Nacional da República (Setor Cultural Sul)

Entrada Franca.

 

Khatchatrian na Armênia

 

Instituto Federal de Brasília (IFB) irá realizar de 06 a 13 de dezembro a exposição de arte da Armênia, com a presença do artista plástico Chavarch Khatchatrian e do embaixador da Armênia Ashot Galoyan. A solenidade de abertura será dia 06, às 17h30, no Campus Brasília (610 Norte). Depois, a mostra ficará aberta ao público nos dias úteis no horário de 8h às 22 horas.

 

Serão expostas cerca de 30 obras - pinturas, gráficos e colagens de Khatchatrian e de outros dois artistas armênios: Armenak Karapetian e Armen khojoyan. Os autores têm histórias distintas e suas obras refletem o ciclo da vida do homem marcado pelo ritmo do dia e da noite, da lua cheia e da nova, da maré baixa e da alta, das estações do ano, que fazem o homem pensar, refletir, e sentir sobre sua vida, ontem, hoje e amanhã. Os quadros também explicitam a diversidade cultural característica da Armênia.

 

Armênia

IFB – Campus Brasília/ Biblioteca (Setor de Grandes Áreas Norte 610 - Asa Norte, Brasília – DF)

06 a 13 de dezembro

Dia 07 a 13/12 – 08h ás 22 horas

Novos talentos

 

Após artistas como  Bel Barcellos, Galeno, Marcelo Solá, Rodrigo Mogiz apresentarem mostras individuais na Galeria Osório, o espaço recebe a exposição Síntese Dinâmica. Coletiva de 15 novos talentos, inclusive dois novos representados Bené Fonteles, Estela Sokol e um convidado especial, Julio Leite, a galeria exibe peças que passaram por exposições como SP-Arte, Arte Rio, EXPO Chicago, VOLTA 13, VOLTA NY, entre outras no Brasil e no exterior.

 

Síntese Dinâmica.

Até 02 de fevereiro de 2018. Segunda sexta, 9-18h30 | sábado 10-14h, sempre mediante agendamento


Todos os direitos reservados - 2014
Política de Privacidade
Termos e Condições
Anúncie Conosco:
SHIS QI 05, Bloco F, sala 122, Centro Comercial Gilberto Salomão
CEP 71615-560 - Brasília - DF - Brasil
Telefone: +55 (61) 3364-4512 | Email: info@gpsbrasilia.com.br
{slideshow_baner}