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Mestre das artes

COLABORADOR Theodora Zaccara    
|   03/12/2017 11:52 ( atualizada 03/12/2017 11:52)   
FOTO Instagram/Reprodução   
Lorenzo Merlino: estilista, empresário, professor. Conheça o mestre do curso FAAP Histórias da Arte e as suas Relações com a Moda, que chega em janeiro a Brasília

Quando questionado sobre o surgimento do interesse para a moda, Lorenzo Merlino não mente, mas surpreende: “Eu não tenho aquela historia tradicional de infância. Comigo foi diferente,” conta o estilista, guru e estudioso paulistano. Desde pequeno, ele gostava de desenhar, mas admite: “não mais do que qualquer outra criança”. Na adolescência, a pressão de escolher uma área de trabalho o empurrou no caminho da administração, jornada que logo tratou de desfazer. “Minha família tinha um negócio na área, fazia sentido ir por essa direção”. Entretanto, foi infeliz no curso e no ofício, e obrigado a represar por completo as ambições profissionais.

 

Foi aí que a sensibilidade para as artes e um olho para o belo gritaram mais forte. O então jovem Lorenzo, um homem sem pátria, decidiu, sem muito aviso, apostar na moda - tentativa cujo final foi feliz.

 

Hoje, o designer que ostenta uma lista de clientes como Madonna, Kate Winslet e Kirsten Dunst se prepara para, no mês que vem, desembarcar na capital em parceria com a faculdade FAAP. No mês de janeiro, o mestre comanda o curso "História da Arte e suas Relações com a Moda", que se propõe a aprofundar as relações dessas duas vertentes do design. “Hoje, com a internet, temos acesso à uma infinidade de imagens. O objetivo do curso é aprender a enxergá-las, e digerir essa informação que temos”, explica o professor,. “Você pode e deve desenvolver um olho para entender a imagem, decriptá-la, dissecá-la, realmente ir atrás e perceber o que ela está se manifestando” completa.

 

Arte por toda parte: em meio a hashtags e "arrobas", Lorenzo faz o casamento entre suas duas paixões, moda e arte

 

Da primeira à quarta e última aula, o curso passeia faz um recorte histórico-geográfico dos principais movimentos de arte desde a pré-história, e como eles afetaram a moda de ontem e de hoje, “Existe uma interdependência que precisa ser estudada, a moda sempre dependeu da arte, mas atualmente, por uma questão econômica, podemos dizer que a arte que está sujeita à moda“, esclarece. O último tópico, O futuro da Moda e o futuro da Arte, deixa uma “pulga atrás da orelha”, sem dúvidas, e promete um desfecho interessante, visto que o próprio mestre acaba de engajar em novos planos no horizonte.

 

 

Batizada de Noto, a nova proposta do desenhista faz um paralelo entre clássico e contemporâneo, apresentando o homem moderno à tradição da alfaiataria bem cortada. “A alfaiataria é um produto que exige do consumidor um tempo que ele não tem mais”. A marca, lançada há dois meses, promove atendimento personalizado e individual para o público masculino que procura peças sob medida, e já conquistou clientes como o influencer e fashionista Alberto Solon. “Pensamos no nosso cliente em tudo que fazemos, e em como atender as necessidades do homem contemporâneo”, comenta Lorenzo.

 

Por falar em futuro, o desenhista, que já emprestou sua visão criativa para marcas como Speedo, Nike, Havaianas, Chilli Beans e Le Postiche, também é um dos nomes por trás de uma das semanas de moda mais respeitadas do Brasil: a Casa dos Criadores.

 

Fundado em 1997, o evento nasceu de uma vontade coletiva para que novos designers tivessem um contato maior com o mercado da moda brasileira. Atualmente, é um dos maiores palcos para estilistas em ascensão no país, e teve o dedo de Lorenzo na concepção, anos atrás.  “Tenho muito orgulho do projeto, acho que é o evento mais representativo da moda da juventude. Mesmo tendo 20 anos 'de idade', ele continua jovem em seu formato”, confessa.

 

E se sucesso no mercado de moda é o objetivo, o conhecimento de história da arte é imprescindível. Mas nada acontece por mágica! Como colocado por Merlino, “a faculdade serve pra te ajudar a organizar as ideias. O ofício você aprende exercendo.”

 


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