GPS | COTIDIANO

A tendência é colaborar

COLABORADOR Redação   
|   04/12/2017 07:00 ( atualizada 04/12/2017 07:00)   
FOTO Cortesia   
Os novos tempos ditam a regra: o bom de modelo de negócio é colaborativo. Conheça as lojas que são novidade na cidade

Andar por várias prateleiras para conhecer diferentes artistas, marcas e produtos autorais. Parece uma feirinha livre, mas é a nova tendência de comércio da atualidade: as lojas colaborativas. Em tempos de coworking, profissionais autônomos e jovens talentos, a moda é ideal para valorizar os novos nomes da cidade. Pensando nas lojas colaborativas que abrem as portas em Brasília, o GPS|Brasília reuniu algumas novidades nesse segmento e que estão dando o que falar.

 

Clichê

 

 

Com fachada colorida em estilo grafite, a Clichê é uma casa recém inaugurada na 707 Norte. Com estética industrial, o galpão é comandado por Clarissa Santiago, proprietária da loja colaborativa e brechó. Inaugurado há pouco mais de um mês, o spot tem o intuito de celebrar o consumo consciente, casando moda, arte, música, gastronomia e muito humor. A iniciativa nasceu por inspiração, ou melhor, transpiração - há seis anos trabalhando do quarto de casa, a empresária começou do jeito que sabia.

 

Promovendo um sistema de troca entre as amigas, a jovem graduada em moda foi crescendo de pouco em pouco. Em 2011, montou sua marca própria, com o mesmo nome do empreendimento. Hoje, a casa carrega etiquetas como Hoy Ahoy, Corujice, Doiska Shop, Use Somebody Love e outras, que tomam conta do primeiro andar do local. No subsolo, o brechó de trocas acontece. Com decoração crua e iluminação exposta, a estética manufatureira é quebrada apenas quando se chega aos provadores, que recebem uma invasão de plantas, pássaros, e borboletas. Outro toque de surpresa é o bar. O espaço torna a experiência de moda ainda mais prazerosa, com brindes de Aperol e cerveja Stella Artois.

 

Onde? 

707 Norte, Bl. C, lj. 3

@clicheurbanwear

 

Infinita

 

 

Recentemente, Brasília recebeu da Unesco o título de Cidade Criativa em design, um reconhecimento internacional da movimentada produção autoral local (quem vive na capital conhece muito bem). A empresária Ana Paula Teixeira e o sócio Victor Marchezoni colocaram em prática a ideia na loja Infinita, inaugurada recentemente na 305 Sul. Victor conta que a inspiração para o conceito do empreendimento veio da vontade de deixar o cotidiano mais cool.

 

"Buscamos produtos que tenham história e personalidade, e que sejam criativos não só no desenho ou na forma, mas na funcionalidade, nas técnicas e nos materiais. Obras de arte e objetos criativos podem ser capazes de mudar completamente um ambiente”, explica. A fachada da loja, que remete a elementos do universo, é uma criação da artista plástica Brixx Furtado, conhecida em Brasília pelo trabalho com o grafite e a arte de rua.

 

Onde? 

305 Sul, Bl. B, lj. 5

(61) 3351-9664

@infinitabsb

 

Espaço 365

 

 

Produtos autorais de comerciantes e artistas autônomos. Ali, na 705 Norte, a Espaço 365 abriu as portas com proposta de empreendedorismo criativo. Unindo coworking e loja, o espaço trabalha com 26 colaboradores e mais de 1.000 produtos à venda: roupas, calçados, souvenirs e décor.

 

Harumi Yukawa é gerente do espaço e conta que um dos principais diferenciais da loja é o fato de ter apenas produtos autorais. O empreendedorismo criativo fica evidente em certos momentos, como na curadoria sobre os produtos para que não haja concorrência direta. Assim, são valorizados os artistas que produzem o próprio material. Ela também diz que o principal meio de divulgação é por meio de redes sociais, onde o público do espaço tem acesso mais rápido ao conteúdo.” Aqui nós temos apenas artistas autorais e que trabalham de maneira criativa e moderna."


Onde? 

705 Norte, Bl. E, lj. 8 

(61) 3703-0365

@espaco365bsb


Todos os direitos reservados - 2014
Política de Privacidade
Termos e Condições
Anúncie Conosco:
SHIS QI 05, Bloco F, sala 122, Centro Comercial Gilberto Salomão
CEP 71615-560 - Brasília - DF - Brasil
Telefone: +55 (61) 3364-4512 | Email: info@gpsbrasilia.com.br
{slideshow_baner}