GPS | DESIGN

Além do prato

COLABORADOR Pedro Lira   
|   29/11/2017 07:00 ( atualizada 29/11/2017 07:00)   
FOTO Reprodução/Instagram   
Identidade à mesa: conheça designers gastronômicos que transformam boas experiências em restaurantes da cidade

Há quem diga que uma boa experiência gastronômica se resume aos talentos do chef. Porém, uma nova leva de profissionais comprova que não basta isso. Uma vivência sensorial digna em um restaurante começa pela fachada da casa, passando pela decoração, design do cardápio, louças, nomes de drinks e pratos. A lista de fatores é extensa e não para aí. Brasília, um dos destaques na alta gastronomia do país, está ganhando espaço também na forte identidade visual dos restaurantes, ou o design gourmet.

 

Chamada de Jornada do usuário, a especialização, que envolve designers, publicitários, artistas e profissionais da comunicação, pensa em cada detalhe por "trás das câmeras": atendimento, suporte, roupa dos garçons, sinalização, formas de pagamento, nomes, mimos, etc.

 

À frente da Avocado, a comunicadora Fernanda Mujica defende a necessidade do investimento. "Atualmente, um empreendimento que não pensa em ser diferente e criar uma nova experiência acaba fechando as portas", diz. "Nossos clientes nos procuram para não serem apenas 'mais um', parecido com algo que já existe."

 

Growler da Corina e louça da Confeitaria Mineira

 

Entre os clientes do escritório, que possui nove funcionários, está o restaurante Mosaico, assinado pelo chef Paulo Tarso. "No caso dele, nós tivemos que criar um perfil do chef, de quem seria o público, pensamos em toda a identidade visual, a forma de se comunicar com o público. Isso se chama design estratégico", explica.

 

Além do Mosaico, casas como o The Room, Made in Minas, Oni Uno, Sweet Cake, Corina, Confeitaria Mineira, Maria Amélia e outros estão entre os estabelecimentos atendidos pelo estúdio. 

 

Oni Uno e Sweet Cake

 

Cores brasileiras

 

Quem ama cores e formas com certeza vai se apaixonar pelo trabalho da designer Daisy Barros. Nascida e criada em Brasília, Daisy é a idealizadora - ao lado da sócia, Letícia Soares - do estúdio criativo Piquenique Design. A marca é responsável por criar a identidade visual de estabelecimentos como o Café e um Chêro, Páprica Burger e Seu Patrício - Querido Café.

 

Com desenhos alegres, orgânicos e tropicais, Daisy também possui em seu currículo Design em Gastronomia e Design Experience, também pelo Istituto Europeo di Design (IED), em Madrid.

 

São Patrício e Doceria da Jojo

Sabor In Natura


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