GPS | ARTIGOS

Fala, personal!

Crossfit é vilão ou mocinho? Personal Pedro Guimarães elucida dúvidas sobre a modalidade esportiva que está em alta no país

O crossfit divide opiniões. A discussão geralmente não chega a um consenso. A polêmica voltou à tona por conta de um vídeo que viralizou na internet. Nele,  uma atleta da modalidade se machuca durante uma competição. Quem defende o esporte afirma que o que aconteceu foi um acidente. Já quem é contra aproveitou para "cair matando". Em minha opinião, o verdadeiro vilão é o sedentarismo! Não praticar exercícios físicos é a pior estratégia.



O crossfit surgiu nos EUA com o objetivo de testar os limites daqueles que se julgavam superatletas. Como a modalidade cresceu de forma absurda no Brasil, poucos profissionais de Educação Física conseguiram se especializar nela e, por isso, foram registrados inúmeros casos de lesões. Mas nada diferente do que acontece em outros esportes, como futebol, basquete ou handebol.

 

É importante entender que o processo de ensino/ aprendizagem de qualquer modalidade esportiva deve começar dos ensinamentos básicos até progredir para o estágio avançado. Só assim estaríamos preparados para uma competição. Infelizmente, isso não acontece sempre. Estudos demonstraram que o caráter competitivo do crossfit é o que faz as pessoas gostarem do esporte. Portanto, cabe aos professores e responsáveis trabalharem bastante o quesito mental dos alunos e atletas para que os índices de lesão sejam diminuídos.
 

Se você é uma das pessoas que ama o crossfit e pratica porque gosta... Continue. Se acha perigoso, procure outra modalidade. O que não se pode aceitar é que a pandemia do sedentarismo cresça. Movimente-se!

 

**Pedro Guimarães é graduado em Educação Física pelo UniCEUB, pós-graduado pela UniFOA em Fisiologia de Exercício e Personal Trainer, atualmente trabalha como consultor em Atividade Física pela Clínica Metafísicos, além de atuar como Personal Trainer em academias da cidade. (CREF: 8553 G/DF)

 

 


Todos os direitos reservados - 2014
Política de Privacidade
Termos e Condições
Anúncie Conosco:
SHIS QI 05, Bloco F, sala 122, Centro Comercial Gilberto Salomão
CEP 71615-560 - Brasília - DF - Brasil
Telefone: +55 (61) 3364-4512 | Email: info@gpsbrasilia.com.br
{slideshow_baner}