GPS | ENTRETENIMENTO

Um novo Mimo

COLABORADOR Pedro Lira   
|   27/11/2017 09:40 ( atualizada 27/11/2017 09:40)   
FOTO Bruno Cavalcanti/Cortesia   
Contém/MimoBar, projeto itinerante queridinho de Brasília, inaugura temporada de verão no Jardim da Funarte

Drinks, boa gastronomia, música de qualidade e a turma em um happy hour com cadeiras de praia. Com uma proposta simples porém cheia de charme, não é de se surpreender que a praça do Contém/MimoBar tenha feito sucesso ocupando a entrequadra da 105 Norte. Após cinco meses, o projeto itinerante acaba de mudar de local e inaugura a temporada de verão no gramado da Funarte.

 

Assinado por Sandro Biondo em parceria com Ana Julia Melo, André Pires, Lucas Tobias e o designer Filipe Fonseca, que cuidou da parte visual e estrutural, a  proposta é fazer algo diferente, com uma nova linguagem para a cidade. O espaço inclui contêineres, mesas feitas de tambores, cadeiras de praia e uma cenografia diferente a cada mês. O cardápio de drinks é assinado pela mixologista Julia Santa Rosa, e é composto por carta de spritz, gins e vodcas refrescantes. Tudo para ser aproveitado à tarde, ao pôr do sol e ao início da noite.

 

 

“A inspiração da temporada é o Lamê, um container só de comida asiática que chegará em breve como uma das novidades dessa estação. É uma tendência forte na Europa e nós quisemos trazer para cá”, conta Filipe Fonseca. “As cores laranja e amarelo têm inspiração no sudeste asiático e contrastam com o verde do espaço, de forma a dar mais destaque”, explica. Além disso, o uso de madeira também é uma novidade. Segundo o designer, o material remete às tradicionais mesas japonesas.

 

 

De acordo com Lucas Tobias, foi um desafio tirar o Contém da 105 Norte justamente quando o projeto estava no ápice de público. “Faz parte do nosso conceito ser itinerante. Era a hora de mudar. Estamos na Funarte, em uma obra de Oscar Niemeyer e ao lado do Eixo Monumental. Mal dá para ver prédios, mesmo estando no meio de uma metrópole”, diz. “Trouxemos uma nova perspectiva para curtir a cidade.”

 

A maior expectativa dos organizadores é consolidar ainda mais o cerne cultural do projeto. Sem preocupação com a Lei do Silêncio, o Contém inaugurou o Centro Cultural MimoBar, o menor centro cultural do país, instalado dentro de um contêiner. “Queremos investir na arte brasiliense, sempre em contato com a natureza”, conta.

 

Tudo no projeto gira em torno da sustentabilidade e da responsabilidade socioambiental, como o incentivo ao reuso de copos, pois, por ser um projeto na rua, é preciso trabalhar com embalagens descartáveis. Cada copo ou taça reutilizada rende um desconto de R$ 2 a partir do segundo drink. A ação ganhou o nome de ‘reuso ecológico’ no menu. Além disso, o projeto também conta com um sistema exclusivo de biofiltro da Equipe 4vertices. A água da pia é filtrada pelas plantas e irriga a minihorta de hortelã e manjericão, utilizados pelo bar como ingredientes das bebidas.

 

 

Lugar de arte

 

A série de aquarelas Strike the Pose, do artista Muha Bazila, inaugura o mais novo (e menor, vale relembrar) centro cultural de Brasília, batizado de CCCM. O espaço é o terceiro contêiner a integrar o projeto. Por dentro, há uma galeria de artes visuais. Por fora, tela de cinema. Em cima, palco para apresentações musicais, teatro e discotecagem. O interior também vai abrigar lançamentos de livros e outras publicações, oficinas, palestras, dança, performances... 

 

“O centro cultural é um sonho desde que criamos o projeto. Como produtores culturais, nada mais tentador e, ao mesmo  tempo, desafiador do que ter o próprio espaço para promover a arte. Como o Contém foi sucesso desde o início, achamos que devíamos dar esse mimo ao público”, conta Sandro Biondo.

 

Sandro Biondo

 

Serviço

Contém/MimoBar

Complexo Cultural da Funarte

De quarta a domingo, das 16h à 0h

98112-7979

 


Todos os direitos reservados - 2014
Política de Privacidade
Termos e Condições
Anúncie Conosco:
SHIS QI 05, Bloco F, sala 122, Centro Comercial Gilberto Salomão
CEP 71615-560 - Brasília - DF - Brasil
Telefone: +55 (61) 3364-4512 | Email: info@gpsbrasilia.com.br
{slideshow_baner}