GPS | COTIDIANO

Ônibus high-tech

COLABORADOR Agência Brasília   
|   21/11/2017 11:57 ( atualizada 21/11/2017 11:57)   
FOTO Reprodução   
Neste mês, o recurso será instalado em 700 veículos. No próximo ano, as catracas do metrô também contarão com o sistema

Neste mês, mais 700 ônibus do DF terão o sistema de biometria facial instalado nas catracas. Até fevereiro de 2018, o recurso, que evita fraudes no transporte público, estará presente em 100% da frota da cidade, atualmente de cerca de 2,7 mil ônibus. O cronograma foi anunciado na manhã desta terça-feira, 21, pelo governador de Brasília, Rodrigo Rollemberg, e o secretário de Mobilidade, Fábio Damasceno, em entrevista coletiva no Palácio do Buriti. Ainda no primeiro trimestre de 2018, a biometria facial começará a ser instalada nas catracas do metrô.

 

Os custos dos equipamentos serão arcados pelas próprias concessionárias. A biometria facial no transporte público do DF faz parte do Bilhete Único lançado em setembro. O projeto integra o Programa de Mobilidade Urbana do DF, chamado Circula Brasília.

 

Como funciona:

 

Acima dos validadores, em que os passageiros passam o cartão, serão instaladas câmeras que captam imagens de quem passa pela catraca. Por meio de um software, elas são comparadas com as fotos cadastradas no sistema.

 

Quando o programa detecta automaticamente divergências — ou seja, alerta que as imagens não coincidem —, um analista do Transporte Urbano do Distrito Federal (DFTrans) avalia se há um caso de fraude.

 

Se confirmada a irregularidade, o benefício é suspenso, e abre-se um processo administrativo em que o usuário tem direito ao contraditório e ampla defesa. De acordo com a Secretaria, se ainda assim os esclarecimentos forem insatisfatórios, o cartão é bloqueado.


Todos os direitos reservados - 2014
Política de Privacidade
Termos e Condições
Anúncie Conosco:
SHIS QI 05, Bloco F, sala 122, Centro Comercial Gilberto Salomão
CEP 71615-560 - Brasília - DF - Brasil
Telefone: +55 (61) 3364-4512 | Email: info@gpsbrasilia.com.br
{slideshow_baner}