GPS | COTIDIANO

Advocacia do futuro

COLABORADOR Pedro Lira   
|   01/11/2017 18:30 ( atualizada 01/11/2017 18:30)   
FOTO Luara Baggi   
Jovens advogados reinventam advocacia e apresentam um novo modelo de atuação para vencer suas demandas

Constituição, Vademcum, artigos e incisos. O mundo do direito, incluindo todas as leis, âmbitos e profissionais, é antigo e complicado. Porém, diferente do que muitos pensam, não é uma ciência estagnada nos conceitos e regras do passado. É com uma visão jovem e investindo em tecnologia e novas formas de relacionamento que o escritório Euro, Araújo Soares & Lima - Firma de Advogados se firma como a nova geração de advogados da cidade.

 

Liderados por Euro Júnior, Eduardo Guimarães, Juliana Soares e Diego Araújo, o grupo foi responsável por trazer o QR Code para o âmbito jurídico. Misturando tecnologia a petições, eles provaram que é possível modernizar o meio.

 

"O QR code foi uma ideia que nasceu em um debate iniciado pelo Dr. Diego. Nos reunimos e pensamos em como aplicar um vídeo na rotina forense escrita", conta Euro. Nos casos do escritório, a petição é enviada para o juiz com as imagens e com duração média de três minutos, feito pelo advogado, explicando os pontos altos do caso. "Ele pode pegar o celular e assistir a um vídeo curto com as principais questões da demanda", diz Diego. A ideia funciona como um despacho virtual, facilitando a rotina de advogados que tentam sempre entregar em mãos os detalhes do caso ao juiz.

 

"O feedback que tivemos foi ótimo! Recebemos elogios de juízes de São Paulo, Belém, Alagoas, Rio Grande do Norte e até o do presidente da Associação dos Magistrados do Distrito Federal", conta Juliana Soares.

 

 

Apesar do bom retorno do magistrado, os colegas advogados ainda mostram pequena resistência à essa inovação. "A advocacia ainda é muito conservadora, por isso é difícil aceitar algumas novidades", conta. Mas Juliana garante que muitos outros profissionais estão aos poucos aderindo ao recurso.

 

A novidade também facilita a vida de quem mais precisa: o povo. "É muito mais fácil assistir a um vídeo de três minutos do que ler uma petição de 15 páginas", conta Diego. "O QR Code aproxima o cliente do caso", diz.

 

Um novo modelo

 

Não é só no QR Code que os jovens profissionais se diferenciam. Sempre com o objetivo de se diferenciarem de outros advogados, a equipe aposta em um modelo de gestão inspirado no nova-iorquino. "A firma não é lugar de um dono com relação de empregados. Somos colaborativos, onde um sócio sênior chama jovens advogados para entrar como associados. Ele vai galgando até começar a colaborar e se tornar sócio pleno", explica Euro.

 

Além disso, nada de hierarquia! "Os advogados fazem home office, trabalham por demanda. Têm liberdade para cuidar de seus casos e não há cobrança de chefes", conta Juliana. "É o modelo mais propício que não parece com organograma de uma empresa comum. Aqui todos têm seus afazeres e cada um ajuda."

 

Uma vez por mês, todos se encontram para um happy hour jurídico. "Nós nos reunimos, tomamos uma cerveja e conversamos sobre como inovar na advocacia. "Foi em uma dessas que surgiu a ideia do QR Code", conta Euro.

 

 

Um mundo tecnológico
 

Os quatro sócios concordam que a nova geração de advogados que está se formando nos últimos anos pensa aliando o meio à  tecnologia. Cada vez mais, é impossível ignorar as facilidades que a ferramenta pode trazer para o cotidiano jurídico. "No direito, temos muitos profissionais antigos que ainda são resistentes a essas mudanças, mas não tem como negar a internet é o futuro", aposta Euro.

 

Além do QR Code, o grupo possui outros aparatos tecnológicos, como a produção automatizada de contratos. "É um robô que produz os contratos, assim como temos um software que padroniza os documentos e despachos para qualquer parte do Brasil. Isso economiza muito no tempo de produção do profissional", diz Euro.

 

Para o futuro, o grupo está apostando todas as fichas em um advogado robô. "Inteligência artificial é o futuro e queremos inovar o mercado mais uma vez! O projeto está em andamento, ainda confidencial", brinca.

 

A Euro, Araújo Soares & Lima - Firma de Advogados vai completar três anos e surgiu com a colaboração de jovens profissionais. "Nós já somos 23 advogados entre seniors, plenos e associados", conta Diego.

 

Euro, Araújo Soares & Lima - Firma de Advogados

SIG Quadra 01 Lote 375 385 395 Edifício Platinum Office Loja 04

(61) 3344-3523

easladvocacia.com.br

 


Todos os direitos reservados - 2014
Política de Privacidade
Termos e Condições
Anúncie Conosco:
SHIS QI 05, Bloco F, sala 122, Centro Comercial Gilberto Salomão
CEP 71615-560 - Brasília - DF - Brasil
Telefone: +55 (61) 3364-4512 | Email: info@gpsbrasilia.com.br
{slideshow_baner}