GPS | ARTIGOS

Fala, personal!

Musculação só dá resultado se causar dor? Pedro Guimarães fala sobre dor muscular tardia

Sabe aquela dorzinha que aparece depois dos treinos de musculação? Geralmente percebida após 24 a 48 horas? Chama-se dor muscular tardia. Muita gente acaba ligando este processo à efetividade do treino e, por isso surge, a dúvida: a musculação só tem resultado se causar dor?

 

O que é?

Ainda pouco reconhecida do ponto de vista científico, a dor muscular tardia é sinal de possíveis lesões musculares que acontecem pelo rompimento das estruturas celulares, causando uma inflamação. Por conta disso, alterações fisiológicas e bioquímicas começam a acontecer via sistema nervoso e o processo de recuperação muscular acontece.

 

Qual a ligação com a hipertrofia?

Acredita-se que o processo de hipertrofia é resultado de dano muscular. Quanto mais lesão no músculo, maior é a possibilidade de hipertrofia. Mas o processo de crescimento muscular está ligado também ao descanso, à alimentação, perfil hormonal, respostas inflamatórias e vários outros fatores. Ou seja, sentir dor após o treino é sinal de dano, mas não necessariamente vai resultar em hipertrofia.

 

Vale ficar ligado!

  • Dor muscular tardia pode não ser sinônimo de dano muscular;
  • Hipertrofia é multifatorial e sentir dor não é o principal;
  •  Treino efetivo é aquele que respeita limites e segue os princípios do treinamento

 

**Pedro Guimarães é graduado em Educação Física pelo UniCEUB, pós-graduado pela UniFOA em Fisiologia de Exercício e Personal Trainer, atualmente trabalha como consultor em Atividade Física pela Clínica Metafísicos, além de atuar como Personal Trainer em academias da cidade. (CREF: 8553 G/DF)


Todos os direitos reservados - 2014
Política de Privacidade
Termos e Condições
Anúncie Conosco:
SHIS QI 05, Bloco F, sala 122, Centro Comercial Gilberto Salomão
CEP 71615-560 - Brasília - DF - Brasil
Telefone: +55 (61) 3364-4512 | Email: info@gpsbrasilia.com.br
{slideshow_baner}