GPS | BEM-ESTAR

De olho na saúde

Brasília recebe primeira clínica de infusões exclusiva para pacientes reumatológicos de terapia imunobiológica

As doenças autoimunes afetam de 5% a 7% da população brasileira, de acordo com dados da OMS. Dos mais de cem tipos diferentes destas doenças, as reumatológicas somam o maior número delas. Entre as mais comuns estão a Artrite Reumatóide, cuja principal característica é a inflamação das articulações, e Artrite Psoriática, uma doença diretamente ligada à psoríase onde o sistema imunológico provoca uma inflamação na pele deixando-a avermelhada e com placas escamosas.

A Terapia Imunobiológica para essas doenças é bastante eficaz graças a sua maior especificidade, capaz de oferecer melhora objetiva dos sintomas e até remissão da doença. Ela é feita por meio de aplicação subcutânea ou intravenosa, cujo o foco de ação são locais específicos do sistema imunológico, com o objetivo de frear a doença, trazendo ao paciente melhorias nas funções articulares, liberdade de movimentos e qualidade de vida.


Porém, pela inexistência em Brasília de um centro de infusão exclusivamente para os pacientes reumáticos, eles têm sido direcionados para fazer a terapia em clínicas de Oncologia, um ambiente que interfere negativamente no aspecto psicológico do tratamento.

Dedicada à Reumatologia clínica desde 1997, com experiência com a terapia imunobiológica há quase 10 anos e doutora em Medicina Translacional (Universidade Federal de São Paulo/SP – Brasil), Catarina Vila fundou, em 2016, a CV Reumatologia, com a proposta de oferecer a primeira sala de infusão do Distrito Federal para atender exclusivamente os pacientes portadores de doenças reumáticas com a presença de um profissional especializado para atender esses pacientes, o que não acontece nas clínicas oncológicas. “Recebo indagações como: Por que estou em uma clínica de Oncologia? Estou com câncer? Esse remédio é um quimioterápico? Meu cabelo vai cair?”. Há evidências robustas da interferência do emocional sobre o controle e evolução das doenças e, consequentemente, sobre a qualidade de vida dos pacientes”, afirma a médica.

Serviço
CV Reumatologia –Dra. Catarina Vila
Endereço: SEUP 710/910 Ed. Via Brasil salas 216/218 - Brasília - DF
Telefones: 61 3797-4173/ 61 9.9961-4173
E-mail: contato@cvreumatologia.com.br
Informações para a imprensa: Loane Bernardo/ Max Cajé
(61) 98427-2785
(61) 99868-8655


Todos os direitos reservados - 2014
Política de Privacidade
Termos e Condições
Anúncie Conosco:
SHIS QI 05, Bloco F, sala 122, Centro Comercial Gilberto Salomão
CEP 71615-560 - Brasília - DF - Brasil
Telefone: +55 (61) 3364-4512 | Email: info@gpsbrasilia.com.br
{slideshow_baner}