GPS | CULTURA

Arte virtual

"Disruptiva": maior evento de arte e tecnologia da América Latina chega ao CCBB Brasília

Internet, 3D, realidade virtual, imersão tecnológica. O ano é de 2017 e a tecnologia está cada vez mais presente no cotidiano das pessoas. E claro que a arte não ficaria para trás! A partir do dia 12 de outubro até 10 de dezembro, os brasilienses poderão tocar, imergir, pular, dançar e balançar dentro das obras da exposição Disruptiva, do Festival Internacional de Linguagem Eletrônica, no CCBB Brasília.

 

A mostra, sucesso de público em São Paulo com mais de 70 mil visitantes, exibe 120 obras de artistas de várias partes do mundo. As peças estão dispostas em quatro eixos: corpo vivencial, corpo cinético, corpo virtual e corpo lúdico. "Nós percebemos que a forma como as pessoas se comportam perante a arte muda. Isso faz parte da exposição, a relação entre o espectador e a tecnologia", explica Paula Perissinotto, uma das curadoras.

 

Corpo e arte

 

Que tal, mesmo em Brasília, curtir uma praia? Ou então fazer uma selfie com o rosto de outra pessoa? Nas nove instalações da Galeria 1 (Corpo Virtual), as obras sugerem brincar com o próprio corpo. Na peça Little Boxes, é possível, através de códigos em um leitor, criar sons de animais e música. Já nos vários jogos de realidade aumentada, o espectador viaja para uma praia com direito a brisa e luz solar, ou adentrar as obras de Vincent Van Gogh.

Na Galeria 2 (Corpo Cinético), a relação está entre movimento real e virtual, movimento sonoro e físico. Na obra Swing, o público denta em um balanço e com óculos de realidade virtual, balança em um mundo fantástico com visão panorâmica, como se estivesse em um balão. Além disso, um tapete com sensores sonoros, onde o público poderá dançar e criar diferentes sons com os pés.

 

No Pavilhão de Vidro, o espaço do Corpo Vivencial, a chave é usar o corpo para viver as obras. O destaque vai para Shrink, onde um performer ficará entre duas folhas de plástico, como um humano a vácuo. O público também poderá experimentar a sensação. Já no subsolo, o Corpo Lúdico é o espaço ideal para os apaixonados por jogos. Por lá, jogos de tablets, Playstation e filmes de animação, incluindo o Angélica, um filme de realidade virtual, ilustrado à mão.

 

 

Serviço

Disruptivo

12 de outubro a 10 de dezembro

Centro Cultural Banco do Brasil

Classificação livre

Entrada franca


Todos os direitos reservados - 2014
Política de Privacidade
Termos e Condições
Anúncie Conosco:
SHIS QI 05, Bloco F, sala 122, Centro Comercial Gilberto Salomão
CEP 71615-560 - Brasília - DF - Brasil
Telefone: +55 (61) 3364-4512 | Email: info@gpsbrasilia.com.br
{slideshow_baner}