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Vai um copo de saúde?

GPS|Brasília fala com a nutricionista Ana Luiza Matias sobre os benefícios dos sucos e traz receitas para cada objetivo

Na correria do dia-a-dia, muitas pessoas que fazem dieta e buscam uma alimentação mais saudável acabam optando pelos sucos. Mas ficam as dúvidas: qual é a forma certa de se preparar a bebida? Suco engorda? Com ou sem açúcar? Qual a melhor opção para cada objetivo? Vale como uma refeição? O GPS|Brasília vai responder todas estas perguntas.

 

De acordo com Ana Luiza Matias, nutricionista da clínica LC Saúde, Nutrição & Bem Estar, os sucos podem agregar um bom número de nutrientes à alimentação, principalmente para pessoas que não conseguem comer muitos vegetais e frutas. “O suco pode ser incorporado a qualquer refeição do dia, mas depende de cada caso e necessidade individual”, explica.

 

 

O ideal é que se dê preferência para frutas e vegetais na hora de escolher os ingredientes, podendo adicionar também sementes ou alguma fonte de gordura, deixando o suco ainda mais rico no que diz respeito aos nutrientes. Porém, a especialista é categórica sobre o preparo: nada de coar. “Ao coar, todas as fibras são desperdiçadas e, com elas, vitaminas, minerais e fitoquímicos, sobrando basicamente os açúcares. As fibras ajudam a reduzir o impacto do açúcar causam na nossa glicemia, além de serem fundamentais para uma boa saúde intestinal”, justifica.

 

Outra dica importante é não adoçar, pois, assim, maus hábitos não são perdidos, como o vício do doce. “Não faz sentido tomar algo que é para ser saudável e encher de açúcar ou adoçante”, diz Ana. No mais, feito da maneira correta e sendo tratado como um agregador, não como substituto de refeições, o suco é uma boa pedida. “O estímulo da mastigação é importante para a sensação de saciedade. O suco pode entrar como um SOS, mas que isso não seja hábito e sim exceção”, explica.

 

 

Está convencido e quer adicionar esta opção no seu cardápio? Ana Luiza passou algumas receitas que podem ser ideais para você. Anota aí:

 

 

Suco Verde

 

 

“O suco verde é o queridinho da maioria. Realmente é maravilhoso, saboroso, rico em fibras e fitoquímicos, e normalmente quem não costuma comer salada consegue tomar esse suco. Mas deixo o alerta: um simples suco não tem a capacidade de desintoxicar o organismo. Quer um “detox” no corpo? Tenha bons hábitos alimentares e de vida”.

 

Abacaxi – 1 fatia média

Couve – 2 folhas pequenas com talo

Pepino – 1/3 de unidade média

Limão – 1 unidade espremida

Gengibre in natura – 1 pedaço pequeno

Água ou água de coco

 

 

Suco Roxo

 

 

“Ele é conhecido por ser rico em compostos antioxidantes, que ajudam na recuperação muscular após treinos muito intensos. Podem ser adicionados o açaí, as uvas, mirtilos, amoras...”.

 

Açaí – 100g de polpa pura

Mirtilos – ½ xícara de chá

Chia ou semente de abóbora sem sal – 1 col de sopa

Água ou água + suco de uva integral

 

 

Suco Vermelho/Laranja

 

 

“Ele também é rico em antioxidantes e as pessoas acabam tomando quando querem melhorar a imunidade ou, principalmente, quando querem uma pele bronzeada mais bonita. Isso por causa do betacaroteno, antioxidante presente nesse tipo de suco”.

 

Cenoura crua – ½ unidade média

Beterraba crua – ¼ de unidade média

Laranja – ½ unidade (de preferência com bagaço)

Limão – 1 unidade espremida

Gengibre in natura – 1 pedaço pequeno

Linhaça – 1 col de sobremesa

Água

 

 

Suco Amarelo

 

 

“O suco amarelo também é uma boa opção. Seus componentes têm propriedades calmantes, antioxidantes e também contribuem para uma boa imunidade”.

 

Abacaxi – 1 fatia média

Maracujá – a polpa de 1 unidade pequena

Kiwi – 1 unidade pequena

Hortelã – 10 folhinhas

Água ou água de coco ou chá de camomila gelado

 

 

Serviço

LC Saúde, Nutrição & Bem Estar

(61) 3703-1649

(61) 99854-1649

Centro Clínico Brasília Medical Center – 607 Norte, Bloco A, Sala 204

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lcsaudeebemestar@gmail.com

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