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Sem carne, com saúde

COLABORADOR Redação   
|   08/10/2017 07:00 ( atualizada 08/10/2017 07:00)   
FOTO Victor Rocha   
Conhece a Segunda Sem Carne? Anote estes 10 alimentos se quiser diminuir a proteína animal com saúde

Já ouviu falar da Segunda Sem Carne? O movimento, que consiste em deixar fora do cardápio das segundas-feiras qualquer tipo de carne, tem ganhado cada vez mais força conforme as pessoas vão querendo diminuir a ingestão de proteína animal no seu dia-a-dia.

 

Especializado em alimentação vegetariana, o chef Pedro Coe, responsável pelos pratos prontos da Bálsamo Congelados Saudáveis, elaborou uma lista com dez alimentos para ajudar quem deseja deixar de lado a carne às segundas e ter uma alimentação mais saudável. Segundo o chef, refeições sem carne devem ser balanceadas e diversificadas. “Não existe um único ingrediente que substitua a proteína animal, mas podemos ter uma alimentação saudável combinando alimentos”, explica. Então já sabe, se quiser aderir a este movimento, anote os itens a seguir na sua lista de compras:

 

 

Arroz integral

 

 

O grão tem bom aproveitamento pelo organismo, dá sensação de saciedade e é ideal para ser consumido com leguminosas, como feijão e lentilha.
 

 

Quinoa

 

 

Cereal é uma ótima fonte de proteínas, fornecendo 15 g do nutriente a cada 100 g do produto e ainda contém fibras, cálcio e magnésio.

 

 

Brócolis

 

 

Tem alto índice de ferro, um dos principais nutrientes da carne possui também sais minerais importantes para a saúde.

 

 

Agrião

 

 

Folha, que também é boa para suprir as necessidades de ferro do organismo ajuda a dar mais disposição e faz bem para a pele.

 

 

Espinafre

 

 

Tem baixíssimas calorias e é rico em potássio. Pode ser usado refogado e em vários pratos.

 

 

Abacate

 

 

A fruta possui a chamada “gordura boa” e ajuda na absorção de nutrientes, além de ser versátil na cozinha, em preparos de cremes, saladas e até sanduíches.

 

 

Grão de bico

 

 

A leguminosa é rica em proteína e fibras, o que favorece o processo digestivo. Cada 100 gramas tem 23 gramas de proteína e substitui muito bem a carne.

 

 

Feijão

 

 

Com alto índice de aproveitamento pelo organismo, tem propriedades anti inflamatórias e a dupla que faz com o arroz é, comprovadamente, ideal para uma alimentação saudável.

 

 

Cogumelos

 

 

Uma das melhores alternativas à carne, é fonte de vitamina B12, a única vitamina que não é encontrada em outros vegetais.

 

 

Castanha do Pará

 

 

Libera energia de maneira gradual no organismo e fornece gorduras boas para o cérebro, além conter muita proteína.  


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