GPS | ARTIGOS

Fala, personal!

Outubro Rosa: como o exercício físico pode auxiliar no tratamento do câncer de mama? Preparador físico Pedro Guimarães fala sobre o tema

O mês de outubro já começou e para as mulheres em geral é importante estar antenada. É nesse mês que a campanha Outubro Rosa ganha força total! No combate contra o câncer de mama as mulheres são convidadas a cuidar da saúde realizando exames preventivos. Este tipo da doença é responsável por 28% do total de tumores, segundo o Instituto Nacional do Câncer, e a estimativa é que cerca de 60 mil novos casos por ano devem ser diagnosticados.

O exercício físico vem sendo estudado no tratamento de pacientes oncológicos com o principal objetivo de melhor a qualidade de vida, redução dos efeitos da fadiga (provocado pelo tratamento medicamentoso), ansiedade e distúrbios do sono. Entretanto, é importante adequar as atividades com as necessidades e possibilidades do paciente.


Qual tipo de exercício fazer?

A modalidade deve ser de interesse do paciente. Existem varias atividades que podem ser praticadas, seja sozinha ou em grupo, vale investir no que você realmente gosta!

Qual frequência?

Geralmente não existe uma definição. O recomendado é praticar de 2 a 3 vezes na semana podendo evoluir de acordo com a possibilidade do paciente. Algumas complicações relacionadas aos efeitos do tratamento com remédios podem influenciar na disposição ao exercício.

Qual intensidade?

Muita gente acredita que realizar exercícios em intensidade leve são os mais indicados. Mas, estudos revelam que é justamente o contrário. Pacientes que realizam exercícios em intensidades moderadas e altas apresentam melhores resultados quanto a redução de ansiedade, fadiga e melhora na percepção de qualidade de vida quando comparados com pacientes que realizam baixas intensidades.

Além de utilizar a atividade física durante o tratamento, é interessante também manter a rotina saudável após a cura. Pacientes denominados sobreviventes de câncer que mantem a pratica esportiva apresentam menor aparecimento de novos tumores e menor fragilidade para atividades da vida diária. Previna-se e movimente-se! Isso é saúde! Isso é outubro rosa!

**Pedro Guimarães é graduado em Educação Física pelo UniCEUB, pós-graduado pela UniFOA em Fisiologia de Exercício e Personal Trainer, atualmente trabalha como consultor em Atividade Física pela Clínica Metafísicos, além de atuar como Personal Trainer em academias da cidade. (CREF: 8553 G/DF)


Todos os direitos reservados - 2014
Política de Privacidade
Termos e Condições
Anúncie Conosco:
SHIS QI 05, Bloco F, sala 122, Centro Comercial Gilberto Salomão
CEP 71615-560 - Brasília - DF - Brasil
Telefone: +55 (61) 3364-4512 | Email: info@gpsbrasilia.com.br
{slideshow_baner}