GPS | MODA

Ugly is the new black

COLABORADOR Redação   
|   20/09/2017 15:50 ( atualizada 20/09/2017 15:50)   
FOTO Pinterest/Instagram/Reprodução   
Conhece a febre das "ugly trends"? A coluna GPS|Moda explica esse frisson fashion e ensina a incorporar o que antes era "brega" em uma produção totalmente nova

Não adianta brigar, chorar, ou espernear - moda é controversa, e adora se contradizer. Uma tendência que estoura hoje, amanhã será datada, depois revisitada, e, por fim, bombará de novo. O feio vira bonito, e vice-versa. No atual cenário fashion, os modismos mais fotografados, procurados, curtidos e comprados participavam, há não muito tempo, da enorme lista de crimes contra a moda. Irônico, não? A coluna GPS|Moda fez uma ronda pelas principais ugly trends da temporada, e mostra como essas injustiçadas podem sim fazer muito pelo seu estilo.

 

É papete?

Originalmente desenhada no século XVIII, a sandália Birckenstock é habitualmente associada aos calçados ortopédicos, mas vira e mexe fazem as pazes com a moda, protagonizando produções nas passarelas e no street style. Em 2014, o bom do normcore trouxe o sapato para o século XXI, e hoje, o acessório faz seu retorno ao catwalk na coleção de verão da grife Marc Jacobs, recém-desfilada na semana de moda nova-iorquina. Aos poucos, fashionistas também batem a poeira de seus pares e colocam os modelos para jogo. Com sua estética genderless descontraída, a boa e velha “papete” ganha carinha nova revestida de tons metalizados, e é par perfeito para dias e eventos de elegância despretenciosa. A palavra de ordem é conforto - e o charme vem, juntinho, no banco do carona.

 

 

Afrancesada

Típicas do vestuário juvenil na virada do milênio, as boinas, usadas pelas queridinhas da Disney nas séries de televisão, cresceram, amadureceram, e apareceram, e hoje, voltam aos holofotes numa releitura retro e elegante, misturada com referências do universo college setentista. Influencers brasileiras como Giovanna Ferrarezi e Julia Faria já são adeptas do acessório, que agrega charme e graça às mais básicas produções.

 

Doleira fashion

Pergunte a 10 entendedores de moda, qual o acessório mais brega que alguém pode usar. Nove responderão “pochete”, sem hesitar. O décimo, entende que a infame bolsa de colo voltou remasterizada, e é um dos detalhes favoritos de fashionistas, vestindo de semanas de moda a festivais de música. Marcas como Balenciaga e Louis Vuitton já investiram em suas versões, e ícones como Kendall Jenner tão demoraram a incorporá-las ao guarda-roupas. As que não temem uma boa mudança de paradigmaas também inventaram tendência, amarrando a clássica bolsa de correntes na cintura, simulando uma pochete - dica para aderir sem se comprometer.

 

Agora é cool

Quando a saia jeans em comprimento médio virou queridinha dos looks de street style, houve quem só faltasse gritar. Ícone máximo do brega, a peça foi aos poucos conquistando o carinho das massas, e hoje marcas fast fashion como Forever 12 e ara não falham em oferecer pelo menos um modelo em suas lojas. Com carinha de antiquada, a indumentária ganha novos ares ao ser combinada de maneira elegante e moderna, seja midi, longuete, solta, justa… Existe por aí uma saia jeans para chamar de sua.

 

 

Comprei assim

Ele tem jeito de sujo, velho, e surrado, mas não se engane - esse é o novo e hypado modelo de tênis da Balenciaga, batizado de Tripe S e etiquetado em não menos de R$ 3 mil. O calçado é confeccionado em couro e camurça, e já está esgotado na loja online da grife - exemplo perfeito do sucesso da macro tendência dos “ugly shoes”.

 

Pé de meia

Meia com sandália? “Impensável”. Não mais! O truque de styling vive eternizado anos páginas do Instagram e Pinterest, e já foi glorificado por Vivianne Westwood como “uma forma esperta e consciente de usar seus sapatos o ano inteiro”. Afinal,  porque guardar as sandálias abertas só porque o inverno chegou? Jogue uma meia de lá, soquete, de lurex ou malha. A mistura de estilos predomina, o descontraído junto ao luxuoso, o elegante ao lado do esportivo - ouse e impressione.


Todos os direitos reservados - 2014
Política de Privacidade
Termos e Condições
Anúncie Conosco:
SHIS QI 05, Bloco F, sala 122, Centro Comercial Gilberto Salomão
CEP 71615-560 - Brasília - DF - Brasil
Telefone: +55 (61) 3364-4512 | Email: info@gpsbrasilia.com.br
{slideshow_baner}