GPS | COTIDIANO

Luxo descomplicado

COLABORADOR Redação   
|   14/09/2017 17:30 ( atualizada 14/09/2017 17:30)   
FOTO Cortesia   
Designer de joias Antonio Henrique lança novas coleções inspiradas na Amazônia e em pedras raras

De um lado, itens sustentáveis e materiais orgânicos da Amazônia se harmonizam com ouro, rubis e esmeraldas. Do outro, uma pesquisa de pedras raras, como turmalinas, traz fortes influencias da Art Déco. Esses dois universos marcam as novas coleções do designer de joias Antonio Henrique, batizadas, respectivamente, de Forest e Fênix.

A Forest inclui duas peças em âmbar, uma resina petrificada, além de coco e caramujo, originários de tribos do Alto Xingu. “O diferencial dessa coleção é a mistura dos materiais orgânicos com ouro, brilhantes, rubis e esmeralda. É uma coleção para o dia a dia, chamo de ‘luxo simples’. São peças limpas e despojadas, mas ao mesmo tempo elegantes e básicas. São formas puras”, explica o designer ao GPS|Brasília.




Já as peças que integram a coleção Fênix são inspiradas na pesquisa de Antonio Henrique sobre pedras raras. “É uma linha bastante colorida, com turnalinas nas variações verde e rosa, turquesas e esmeralda”, conta. Segundo ele, as peças desta coleção têm uma influência nítida do Art Déco. Nela, a geometria e o contraste de cores são as características principais.

O lançamento das novas peças das coleções acontece nesta quinta-feira, 14, no evento Arte Por Toda Parte, na Casa-Galeria do designer, na QI 25 do Lago Sul, com mailling assinado por Claudia Salomão A ocasião ainda contará com bate-papo sobre arte contemporânea com Marco Antônio Vieira e Elyeser Szturm.






O designer

Antonio Henrique afirma que a paixão por joalheria veio do berço. “Minha mãe era uma joalheira muito criativa e dinâmica. Totalmente apaixonada por joia. Herdei dela com certeza o amor pela profissão”, afirma. Porém, sua trajetória não foi linear. Ele conta que, apesar de ter crescido e acompanhado os trabalhos na oficina desde criança, precisou seguir seu próprio caminho. “Nesse processo acabei passando alguns anos viajando pela Ásia - Índia principalmente - e depois fui estudar na Holanda, em Amsterdam, onde fiquei por 15 anos”, lembra.

Suas escolhas atuais foram influenciadas por todas as viagens, o estudo e a inserção em culturas tão distintas. Há 10 anos voltou ao Brasil, especificamente para a capital federal, e sintetizou seus princípios com a criação da marca própria. Em seu processo de produção, Antonio Henrique assume que segue um certo ritual. “Primeiro, a definição do tema. Segundo, a fase dos desenhos e experimentações. Geralmente faço e média uns cinco desenhos pra escolher uma versão final. Esse é um processo que acaba sendo autoinformativo: muitas vezes o que pense inicialmente não funciona, e de acordo com o que vou colocando no papel, outras soluções vão se apresentando. Nesse sentido, o processo na Faculdade de Artes em Amsterdam foi essencial!”, conta.

Serviço
Antonio Henrique Joias

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