GPS | COTIDIANO

Feriado na seca

COLABORADOR Redação   
|   07/09/2017 08:00 ( atualizada 07/09/2017 08:00)   
FOTO Reprodução   
A seca pode atrapalhar seu feriado? GPS|Brasília fala sobre o assunto

Brasília é conhecida por seu típico clima seco e árido. Muitos brasilienses arriscam dizer, inclusive, que esse é um dos charmes da capital federal. No entanto, a falta de umidade pode prejudicar a saúde e o bem-estar da população, em especial nesta semana, quando vai acontecer o tradicional desfile do Dia da Independência do Brasil.

 

No último sábado, 30, a Subsecretaria da Defesa Civil declarou que o Distrito Federal encontrava-se em estado de emergência devido à seca da região. Nestes casos, a Organização Mundial da Saúde recomenda a suspensão total de atividades externas entre 10h e 16h, inclusive coleta de lixo e entrega de correspondência. Além disso, o órgão aconselha evitar aglomeração de pessoas em recintos fechados e o uso de ar-condicionado, que tende a ressecar o ambiente.

 

 

Na época, o Instituto Nacional de Meteorologia declarou que a expectativa era de que a situação climática fosse prorrogada até a primeira quinzena de setembro, o que poderia prejudicar as festividades do feriado. Porém, segundo o Instituto de Climatologia do órgão, a umidade vai dar uma aliviada, variando de 25 a 75%. A previsão é de que a sensação térmica continue quente e que o desfile seja agraciado novamente com o céu claro e sol forte.

 

Mesmo tendo, teoricamente, saído do estado de alerta, a umidade relativa do ar no Centro-Oeste tem variado entre 12 e 20%, o que significa que o cuidado com a hidratação e com a umidade dos locais deve permanecer. Seja no desfile ou em qualquer outra comemoração, a dica é beber muito líquido, lançar mão do soro fisiológico para evitar ressecamento nasal, usar roupas claras e leves e não se esquecer do protetor solar. Só não deixe de aproveitar o feriadão.

 

 


Todos os direitos reservados - 2014
Política de Privacidade
Termos e Condições
Anúncie Conosco:
SHIS QI 05, Bloco F, sala 122, Centro Comercial Gilberto Salomão
CEP 71615-560 - Brasília - DF - Brasil
Telefone: +55 (61) 3364-4512 | Email: info@gpsbrasilia.com.br
{slideshow_baner}