GPS | DESIGN

Jardim de cores

COLABORADOR Redação   
|   07/09/2017 07:00 ( atualizada 07/09/2017 07:00)   
FOTO Reprodução/Cortesia   
Suculenta, jasmim, hibisco... Saiba quais são as tendências de plantas para a estação mais florida do ano

Os dias frios do Inverno estão ficando para atrás. Em seu lugar, flores começam a desabrochar anunciando a chegada da Primavera. A estação das flores começa no dia 22 de setembro, mas nunca é cedo para começar a planejar o seu jardim, seja ele dentro ou fora de casa. O arquiteto e paisagista Cleber Depieri, da Depieri Paisagismo, contou ao GPS|Brasília quais são as plantas que florescem no período e são tendência no décor. Confira:

Jasmim



"O Jasmim é uma Planta de sol e o destaque vai para sua flor bem perfumada. Prefere solos com bastante matéria orgânica, bem drenado e fértil. Deve-se molhar todo dia."

Bougainvillea



"A Bouganvillea é uma planta de pleno sol bem rústica, sem muita exigência de solos férteis, porém bem drenados. Suas cores são muito variadas, exuberantes e formam verdadeiros buquês."

Azaleia


"Planta preferencialmente de meia sombra em solo fértil e bem drenado. Não necessita de muita rega, e sua floração encanta pela quantidade e diversidade de cores."

Camélia




"Planta de bela conformação, Flores duradouras e aromáticas com lindas cores. Prefere solos ácidos e se adapta melhor em meia sombra".

Lirio



"Necessita rega diária, planta herbácea de pleno sol com tonalidades de flores bem diversificadas. Plantadas em solo bem drenado e fértil."

Manacá da serra



"Planta de flores rosa e branco que ficam tão cheias que mal se consegue ver as folhas.Plantas de pleno sol e plantadas em solo fértil e bem drenado."

Buquê de Noiva



"Beleza delicada através dos seus ramos longos e curvados com flores brancas. Plantas de pleno sol, plantadas em pequenos grupos ou cerca viva. Deve ser plantada em solo rico em matéria orgânica e bem drenado."

Hibisco



"Planta bem rústica de pleno sol, resistente a falta de água com flores exuberantes e cores variadas."

Agapanthus



"Planta herbácea de flores azuis ou brancas semelhantes a um buquê. Terreno fértil, bem drenado e regas constantes."

Suculentas

Com variedade muito grande de espécies, formas, cores e texturas, e de fácil cultivo, as suculentas estão super em alta dentro ou fora de casa. "Por serem plantas de clima quente e seco, o sol até quatro horas por dia é muito bom, porém podem viver e se adaptar bem a ambientes internos, desde que muito bem iluminados com bastante claridade, principalmente perto de janelas", indica Cleber.

Em plantas que consomem pouca água, a rega deve ser feita preferencialmente no solo e não nas folhas, pois algumas espécies apodrecem as folhas ao contato com água. "A rega deve ser realizada apenas quando o solo já estiver seco, evitando encharcamento. A terra deve ser preparada com uma mistura de areia, terra preparada e pedrisco, tornando-a bem drenada", explica.



Antenado com as tendências, o flower designer Rodrigo Resende, da Magia das Flores, já ensinou aos leitores do GPS|Brasília a produzir arranjos com as flores do momento. Confira no link!

Dentro de casa

A tendência internacional dos jardins verticais é a solução para quem gosta de estar perto de elementos da natureza, porém não possui uma área ideal para plantio em casa. A boa notícia é que vários exemplos de cantinhos verdes perfeitos para apartamentos ou habitações menores estão vindo à tona e agregando destaque no décor. "Plantas de combra, como bromélias e samambaias são ideais para painéis verticais dentro de casa. Do lado de fora, plantas de meia sombra e de sol", indica a engenheira agrônoma Isabela Vasconcelos, do Édenbela Pasiagismo.

Com vasinhos

Faça a sua parede ganhar vida! Os clássicos vasos de plantas podem ficar ainda mais charmosos se pendurados com certo padrão. Nas imagens abaixo, por exemplo, os designers utilizaram grades, pedaços de madeira e prateleiras para somar ordem à natureza.


De canto


Outro estilo muito bacana de cultivar algumas plantas são os jardins de canto. Sabe aquele espaço arejado do seu “apê” onde bate o sol? A dica é montar um cantinho verde ali mesmo. Quer uma ideia? Pegue uma antiga escada de madeira e posicione vasinhos nos degraus. Fica um charme!



Suspenso


Tendência em pequenas varandas ou cozinhas americanas, o jardim suspenso também é uma boa aposta para trazer um pouco da natureza para o seu dia a dia. Além de vasos, você pode montar terrários com suculentas, pequenas pedras e conchinhas




Horta própria

Nada melhor que ingredientes fresquinhos na comida, não é mesmo? Uma horta vertical em casa é praticidade na certa. Para fácil acesso, a dica é montá-la na parede da cozinha mesmo. Coloque etiquetinhas perto de casa vaso para identificar as hortaliças.




Flores de Holambra no CasaPark

De 15 a 17 de setembr, a Primavera desembarca com antecedência na Praça Central do CasaPark em evento dedicado, exclusivamente, às flores e plantas. Trata-se da primeira edição do Casa&Flor CasaPark, uma mostra de flores, plantas e produtos de jardinagem, vindos direto de Holambra (SP), berço das flores no Brasil, e também produzidos na região do DF e Entorno. Com funcionamento das 12h às 22h; e no domingo, das 12h às 20h, o evento contará com oficinas, demonstrações de técnicas de arte floral, desfiles de vestidos customizados com flores, além de mostra de produtos disponíveis para a venda. Ao todo, serão mais de 50 variedades de flores disponíveis para a compra. Haverá também a venda de kits para fazer a decoração em casa. Fica a dica!

Serviço
Casa&Flor CasaPark

Quando: De 15 a 17 de setembro de 2017, das 12h às 22h; e domingo, das 12h às 20h
Onde: CasaPark (SGCV Sul lote 22)
Quanto: De graça
Classificação indicativa: Livre
Informações: (61) 98155-6069 / (19) 98138-9659


Todos os direitos reservados - 2014
Política de Privacidade
Termos e Condições
Anúncie Conosco:
SHIS QI 05, Bloco F, sala 122, Centro Comercial Gilberto Salomão
CEP 71615-560 - Brasília - DF - Brasil
Telefone: +55 (61) 3364-4512 | Email: info@gpsbrasilia.com.br
{slideshow_baner}