GPS | DESTINO

BSB em um dia

COLABORADOR Natália Gonçalves    
|   31/08/2017 07:00 ( atualizada 31/08/2017 07:00)   
FOTO Reprodução   
O que fazer em 24 horas na Capital? GPS|Brasília lista pontos turísticos importantes da cidade

Conhecer a Capital Federal em sua primeira visita não é uma tarefa tão complicada. Boa parte dos pontos turísticos fica concentrada no meio da cidade. Arquitetura moderna, prédios espetaculosos, as diversas cores do Cerrado. Brasília é única. Esse roteiro é para você, turista, que não tem muito tempo para desbravar os belos cantinhos da cidade, mas quer aproveitar os pontos clássicos e ter aquela foto em frente à cúpula do Congresso Nacional.

Catedral Metropolitana de Brasília

Foto: Bruno Pinheiro

Projetada pelo arquiteto Oscar Niemeyer, foi um dos primeiros monumentos criados em Brasília e está certamente entre os mais reconhecidos internacionalmente. Os 16 arcos de concreto cercados pelo espelho d’água trazem uma qualidade etérea à construção. Os vitrais feitos artesanalmente pela artista franco-brasileira Marianne Peretti são de tirar o fôlego. Da cúpula da Catedral, presos por cabos de aço, pendem três anjos, esculpidos por Alfredo Ceschiatti e Dante Croce. As três esculturas remetem aos arcanjos Miguel, Gabriel e Rafael. Sem sombra de dúvidas, a Catedral é um dos cenários turísticos mais marcantes da cidade.

DICA GPS

Perto da pequena loja de
souvenir e artigos religiosos, localizada dentro da Catedral, estão expostos quinze quadros de Di Cavalcanti, representando as estações da Via-Sacra.

Esplanada dos Ministérios, Lote 12
(61) 3224-4073
Diariamente, 8h – 18h
Entrada gratuita

Congresso Nacional


(Foto: desconhecido)

Outra construção de Niemeyer, o Congresso é o mais famoso cartão-postal da cidade. Palco constante de protestos, nos gramados do prédio é possível ver faixas políticas de todo o tipo. A Casa do Povo é aberta para visitação diariamente, e, mediante agendamento, é possível acompanhar sessões do plenário e das comissões. O Congresso também oferece exposições e um restaurante interno aberto ao público.

DICA GPS

O Congresso oferece tours em francês, inglês e espanhol. A casa também exige vestuário específico. Para os homens: calça comprida, camisa com manga, e para as mulheres: vestido ou saia na altura do joelho.


Praça dos Três Poderes
Diariamente, 8h30 – 17h30
(61) 3126-0000
Entrada gratuita mediante agendamento no dia anterior

Palácio do Planalto


(Foto: Brasília Fácil)

Sede do Poder Executivo, o palácio é revestido por mármore branco em sua fachada principal, voltada para a Praça dos Três Poderes. Nele, as visitas só são permitidas aos domingos, mas não precisam de agendamento prévio. Durante as visitas, o público vê de perto a mesa oval onde são realizadas as reuniões ministeriais. O design do edifício também é de Oscar Niemeyer. Os visitantes podem apreciar um acervo composto por 146 quadros e 17 esculturas. Entre as mais importantes peças estão as pinturas Mulatas, de Di Cavalcanti, e Os Orixás e Colheita de Bananas, de Djanira. O acervo também conta com móveis do arquiteto Oscar Niemeyer e do designer Sérgio Rodrigues e um painel de Athos Bulcão.

DICA GPS

Fique ligado para não agendar essa visitar em época de manifestações. O Palácio do Planalto merece ser desbravado com calma e sem stress.


Praça dos Três Poderes
Domingo, 9h30 – 14h30
Entrada gratuita

Palácio da Alvorada


(Foto: Brasília Fácil)

Fora do Eixo Monumental, a morada do presidente da República também deve ser visitada. O público só é permitido na área social do prédio, que é o térreo. O Palácio conta com belíssimas obras de arte, uma capela e o famoso jardim com emas e orquídeas raras. Visitas só são permitidas quartas-feiras, a partir das 15h. Como a entrada de visitantes por dia é limitada a 300 pessoas, senhas começam a ser distribuídas às 14h.

DICA GPS

Boa parte do tour é ao ar livre, ou seja, antes de encarar a fila e disputar por uma senha, cheque a previsão do tempo!


Península da Alvorada
Quarta-feira, 15h – 17h
Entrada gratuita

Ermida Dom Bosco


(Foto: Brasília Fácil)

Longe do centro da cidade, a Ermida é um dos lugares mais tranquilos de Brasília. A área verde à beira do Lago Paranoá atrai famílias, atletas e visitantes à procura de um belo pôr do sol. Além das belezas naturais, a Ermida é casa de uma pequena capela construída em homenagem ao padre João Bosco, que, em 1883, teve um sonho que premeditava a construção da “terra prometida”, onde hoje está Brasília.

DICA GPS

A água do Lago na região da Ermida é limpa e perfeita para quem quer nadar ou praticar outros esportes aquáticos.


Estrada Parque Dom Bosco, QI 29, Lago Sul
Diariamente, 7h – 19h
(61) 3367-2000

Torre de TV


(Foto: Brasília em Destaque)

A vista do alto da Torre de TV é uma das imagens mais extraordinárias que alguém pode ter de Brasília. A construção tem 230 metros e o visitante sobe até o mirante, que fica a 75 metros do solo. Em sua base, ficam painéis de azulejo assinados por Athos Bulcão. Além da vista estonteante, a feira de artesanato faz a visita à Torre um programa imperdível. Móveis artesanais, bijuterias, roupas, sapatos, pinturas, na feira é possível encontrar um pouco de tudo. Outra atração, as barraquinhas da praça de alimentação são famosas pelos pratos típicos do Norte e Nordeste do País.

DICA GPS

Em um ponto mais baixo da torre, mas ainda com uma vista privilegiada, há um centro cultural e um gostoso café.


Eixo Monumental, s/n – Jardim Burle Marx
Terça a Domingo, 9h – 19h
(61) 3214-2764

Palácio do Itamaraty


(Foto: Brasília Fácil)

Projeto de Oscar Niemeyer, o Itamaraty é a sede do Ministério das Relações Exteriores do Brasil. Em frente ao prédio, sobre a água, está o Meteoro de mármore, que representa os cinco continentes, obra de Bruno Giorgi. Além da arquitetura moderna, típica das construções do icônico arquiteto, o Palácio tem paisagismo assinado por Burle Marx, painéis de Athos Bulcão, Rubem Valentim e Sérgio Camargo, e as mais diversas obras de arte, das quais muitas são presentes de personalidades e embaixadas estrangeiras. Entre os artistas que presentearam a casa estão Alfredo Volpi, Bruno Giorgi, Frans Krajcberg, Franz Weissmann, Maria Martins, Mary Vieira, Iberê Camargo, Ione Saldanha e Tomie Ohtake. Outro atrativo são os jardins internos do Palácio, considerados por muitos uma das obras-primas de Roberto Burle Marx. As visitações são gratuitas e oferecidas em português, inglês e francês. Cada grupo pode ter até 15 pessoas e é necessário agendar a visita com pelo menos 24 horas de antecedência.

DICA GPS

Assim como o Congresso, o Itamaraty também tem um código de vestimenta rígido. Homens devem usar calça, camisas de manga comprida e sapatos fechados. Mulheres, vestido ou saias abaixo do joelho.


Esplanada dos Ministérios
Horários de visitação:
Segunda a Sexta: 9h, 10h, 11h, 14h, 15h, 16h e 17h
Sábado e Domingo: 9h, 11h, 14h, 15h e 17h
(61) 2030-8051
Entrada gratuita mediante agendamento no dia anterior


Todos os direitos reservados - 2014
Política de Privacidade
Termos e Condições
Anúncie Conosco:
SHIS QI 05, Bloco F, sala 122, Centro Comercial Gilberto Salomão
CEP 71615-560 - Brasília - DF - Brasil
Telefone: +55 (61) 3364-4512 | Email: info@gpsbrasilia.com.br
{slideshow_baner}