GPS | ESPORTE

Surfista do Lago Paranoá

Começou! Pontão recebe 14º Campeonato Brasileiro Mormaii de Wakesurf

Já ouviu falar de wakeboard? Se não, o GPS|Brasília te apresenta. Observando o Lago Paranoá, você já deve ter visto alguma vez esta cena: uma pessoa atrás de uma lancha surfando a onda que se forma na parte de trás do barco. Esta é a proposta do esporte, que proporciona ondas intermináveis aos surfistas do cerrado. A 14ª edição do Campeonato Brasileiro da modalidade acontece nos dias 25, 26 e 27 de agosto, na Mormaii do Pontão do Lago Sul, com atrações musicais, exposições artísticas, concurso garota best shape e muito mais.

 

O evento nasceu em 2002 e hoje traz competidores de todo o País, de amadores a profissionais. André Romão, um dos precursores do esporte no Brasil, achou que os surfistas da Capital deviam parar de “pedir emprestada” a praia dos outros para realizar competições e aproveitar o lago do qual dispõem. “Resolvemos que íamos fazer o campeonato puxando com corda, mas depois de uns dias, uns amigos falaram que conseguiram surfar sem ela” conta ele. Foi aí que tudo começou. Já na primeira edição, o evento trouxe vários nomes do surf nacional e internacional, não cessando desde então.

 

 

De lá para cá, o wakesurf foi disseminado Brasil a fora e seguiu evoluindo, tanto no que diz respeito a equipamentos – como sistemas que interferem no tamanho ou formato das ondas – quanto no aperfeiçoamento da técnica. “No começo só ficávamos na parede, aos poucos fomos começando a fazer manobras, 360º, aéreos...” diz André, que também explicou porque que muitas vezes ser puxado por uma lancha é mais vantajoso que pegar uma onda natural. “No mar, a onda depende de vários fatores, como swell, vento etc. Aqui nós só dependemos da gasolina” brinca ele. “Várias vezes quando nós estamos no litoral, sentimos falta daqui, da certeza da onda”, finaliza.

 

Para os atletas, é a chance de evoluir cada vez mais no esporte. Talita Flausino começou a praticar wakesurf há dois anos e está participando pela segunda vez do campeonato na categoria amador. Tendo ficado em 5º lugar no último ano, ela almeja melhorar sua colocação neste fim de semana. “Estou treinando bastante, então, se as condições estiverem boas, tem grandes chances de eu pegar um pódio. Caso isso aconteça eu posso subir de categoria” explica a surfista.

 

 

A competição, que receberá também nomes como Aline Riscado e Caio Castro, promete levar muitos espectadores à beira lago da Capital, que a cada edição se interessam mais pelo esporte. Além de tudo, vai rolar a festa oficial do campeonato, no terraço do Surf Bar da Orla JK, dia 26 às 20h. Para quem quer experimentar a modalidade, o Movimento dos Sem Praia está todos os dias com a lancha na água, na frente da Mormaii, fazendo várias sessions e também oferecendo aulas.

 

 

Serviço

14º Campeonato Brasileiro Mormaii de Wakesurf

Dias 25, 26 e 27 de agosto, no Pontão do Lago Sul

http://www.movimentodossempraia.com.br/

Facebook: /movimentodossempraia

 

 


Todos os direitos reservados - 2014
Política de Privacidade
Termos e Condições
Anúncie Conosco:
SHIS QI 05, Bloco F, sala 122, Centro Comercial Gilberto Salomão
CEP 71615-560 - Brasília - DF - Brasil
Telefone: +55 (61) 3364-4512 | Email: info@gpsbrasilia.com.br
{slideshow_baner}