GPS | NOITE

Um quarto de cena

De hoje a domingo, 10 a 13, o Teatro SESC Garagem recebe programação intensiva do Festival 1/4 de Cena, em sua primeira edição. Sob o codinome de Furando a Bolha, o evento visa fomentar a produção e circulação de trabalhos cênicos independentes no Distrito Federal, levantando o questionamento sobre o que é a estética da cena curta, como ela pode ser produzida, exibida e compartilhada. No intuito de democratizar a participação dos mais distintos grupos, companhias, coletivos e indivíduos do DF, o evento abriu “provocatória” – sugestivo nome dado à seleção de espetáculos – entre maio e junho de 2017. Ao todo, a seletiva contou com 140 inscrições de cenas curtas de até 15 minutos, resultando na seleção de 12 cenas.

A Mostra Competitiva do Festival ¼ de Cena acontece entre 10 e 13 de agosto de 2017, sempre às 20h, no Teatro SESC Garagem (913 Sul). A curadoria do projeto buscou avaliar aspectos técnicos, estéticos e narrativos das cenas inscritas, no intuito de conferir diversidade à programação. Entre os selecionados, há grande variedade de linguagens, com representantes do teatro, da performance, da dança e do circo. A programação, portanto, apresenta um bom panorama da produção em artes cênicas no Distrito Federal, contando com grandes representantes das artes da cena na Capital. Entre os trabalhos selecionados, figuram os nomes de Luara Learth, Ana Luiza Bellacosta, Alice Stefânia, Zé Reis, entre outros.

Além das apresentações, o evento promove atividades formativas e reflexões sobre processos criativos, com workshops e debates entre plateia e jurados. Antes mesmo da mostra competitiva, ¼ de Cena conta com oficina de “Criação para Cenas Curtas”, ministrada por Ana Flávia Garcia (02 a 9 de agosto), workshop sobre estética de cenas curtas com Marcus Faustini (RJ), e duas mesas de debate: a primeira sobre Acessibilidade, com representantes do DF nos temas Libras e audiodescrição; e a segunda envolvendo realizadores de festivais de cenas curtas em Minas Gerais, no Rio de Janeiro e em São Paulo.

O Festival ¼ de Cena tem idealização e coordenação geral de Janaína Mello e patrocínio do Fundo de Apoio à Cultura. O prêmio para os quatro vencedores do festival – escolhidos por júri popular e júri convidado – será produzido pela artista plástica Patrícia Bagniewski: uma obra de arte para contemplar as cenas que mais se destacarem na mostra competitiva. A primeira edição de ¼ de Cena lança, ainda, um mapeamento dos festivais nacionais dedicados às cenas curtas. A programação de 10 a 13 de agosto contará com acessibilidade em audiodescrição e tradução em LIBRAS.

¼ de Cena conta com cerimônia de premiação no domingo, 13, às 19h30, também no Teatro SESC Garagem. A noite que revela os vencedores será conduzida pela célebre atriz Rosanna Viegas e, logo após a entrega dos troféus, o Festival ganha show de encerramento da banda Talo de Mamona e o performer Vanderlei Costa.


Todos os direitos reservados - 2014
Política de Privacidade
Termos e Condições
Anúncie Conosco:
SHIS QI 05, Bloco F, sala 122, Centro Comercial Gilberto Salomão
CEP 71615-560 - Brasília - DF - Brasil
Telefone: +55 (61) 3364-4512 | Email: info@gpsbrasilia.com.br
{slideshow_baner}