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Preparador físico Pedro Guimarães da dicas para evitar dores nos ombros

Olá leitores,

A articulação do ombro apresenta uma mobilidade incrível. Nesta região a junção dos ossos está presa a um conjunto de músculos e tendões. Não existe uma “cápsula” específica que acopla o osso do braço ao tronco e por conta disso o ombro é uma articulação com maior probabilidade de lesões.  O fortalecimento dessa região pode ajudar a prevenir dores que prejudicam os treinamentos.

- Fortalecendo o manguito rotator

Manguito rotator é um conjunto de 4 músculos (supraespinhal, infraespinhal, redondo menor e subescapular) que faz a tração do braço ao tronco gerando a estabilização da articulação do ombro. Exercícios que fortalecem essa região são basicamente rotações internas e externas do ombro. Vale a pena usa-los no tratamento e prevenção de lesões.

- Fortalecendo músculos das costas

Exercícios de remada podem ajudar muito no fortalecimento do ombro. Isso porque treina músculos como trapézio, deltóide, redondo menor, redondo maior, infraespinhal e latíssimo do dorso que estão ligados diretamente com a articulação. Insira na sua rotina de treino.

- Não exagere

Diminuir o volume de exercícios “isolados” como elevações laterais, frontais e desenvolvimentos pode ajudar a prevenir o desgaste dessa região. O excesso do uso pode inflamar os tendões do ombro.

- Fique atento aos sintomas

Dores na articulação são sempre um sinal para ficar atento. Se você vem apresentando incômodos que duram dias ou até meses, procure um médico para uma investigação mais específica. Cuidado nunca é demais!

Com todas essas dicas, agora vocês podem manter os ombros ainda mais fortes! Exercícios, cuidados e controle do excesso vão ajudar você a treinar sem lesões por mais tempo. Aproveite!

**Pedro Guimarães é graduado em Educação Física pelo UniCEUB, pós-graduado pela UniFOA em Fisiologia de Exercício e Personal Trainer, atualmente trabalha como consultor em Atividade Física pela Clínica Metafísicos, além de atuar como Personal Trainer em academias da cidade. (CREF: 8553 G/DF)


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