GPS | CULTURA

Um elefante na rua

Artista plástico brasiliense, Sanagê participa da mundialmente conhecida exposição Elephant Parade, em São Paulo

Sanagê, artista visual carioca que mora e produz em Brasília, participa da ação artística Elephant Parade 2017, que levará às ruas de São Paulo 85 esculturas do tamanho real de um elefante bebê decoradas por artistas de todo o país.  Intitulada “Sois rei”, a obra de Sanagê ficará exposta em frente à sede da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), Nº 1313 da Avenida Paulista, a partir de 1º de agosto.

 

Em “Sois rei”, o elefante bebê de Sanagê tem base azul royal, mandala de clipes laranja e coroa de clipes. Para compor a escultura, Sanagê leva os elementos que fazem parte de sua pesquisa poética: O clip e a cor laranja. Elemento banal e burocrático, o clipe tem em suas proporções um conjunto de informações que rementem ao minimalismo oriental, mas também à prática da repetição de imagens da era industrial, da produção em massa, do cinema. “Há mais de três décadas eu me oriento por essa estética, antes de forma intuitiva, hoje de forma racional”. Na contramão minimalista, laranja surge de uma busca por uma cor com vibrações positivas em qualquer contexto.

 

Ainda que aleatória, a escolha de Sanagê em colocar sua obra em frente à Fiesp traz à tona razões que vão além do maior número de pessoas que visitarão a escultura. “Sois rei” foi pintado com uma técnica muito comum no street art: o uso do estêncil e do rolinho de pintura. A escolha foi fruto da busca por um meio de produção que permitisse agilidade e economia de tempo, sem perder de vista a fundamentação conceitual de sua obra. “Ao lançar mão dos utensílios pertencentes à produção da arte de rua e suas técnicas aproxima ainda mais a obra do público. Dá a certeza de que meu trabalho está em consonância com o universo ao qual ele pertence, inserindo-se na paisagem de forma natural”, completa.

 

 

Elephant Parade

 

Criada em 2006 por Marc e Mike Spits após conhecer na Tailândia o elefante bebê Mosha que perdeu uma das patas ao pisar em uma mina terrestre. Desde então, a Elephant Parade é realizada em várias cidades do mundo, como Roterdã, Taiwan, Bangcoc, Suzhou, Calais, Hong Kong, tour nacional da Grã-Bretanha, e em 2016, em Florianópolis. A mostra fica em cartaz nas ruas de São Paulo durante todo o mês de agosto. Depois, as obras seguem para o Shopping Ibirapuera, em setembro, para em outubro serem leiloadas. Segundo a organização do evento, a Elephant Parade tem como objetivo arrecadar fundos para a conservação dos elefantes e entidades filantrópicas.  

 

Serviço

Sois rei

De Sangê

Escultura pintada para o projeto Elephant Parade 2017

A partir de 1º de agosto

Intalado em frente à sede da Fiesp

Av. Paulista, 1313, São Paulo - SP


Todos os direitos reservados - 2014
Política de Privacidade
Termos e Condições
Anúncie Conosco:
SHIS QI 05, Bloco F, sala 122, Centro Comercial Gilberto Salomão
CEP 71615-560 - Brasília - DF - Brasil
Telefone: +55 (61) 3364-4512 | Email: info@gpsbrasilia.com.br
{slideshow_baner}