GPS | LIFESTYLE

Amigos do planeta

POR Sonia Vilas Boas   
|   21/07/2017 07:00 ( atualizada 21/07/2017 07:00)   
FOTO Cortesia   
Na Praia comemora terceiro ano de projeto com o objetivo de ser primeiro evento “lixo zero” do País

Dois anos se passaram desde que a primeira edição do Na Praia sacudiu Brasília. Desde então, a R2 Produções, responsável pela realização do complexo, tem se envolvido em projetos sustentáveis, com objetivo de reduzir efeitos e impactos. Além de conscientizar o público a adotar uma postura mais sábia para com o mundo. “Começamos nossas ações no Carnaval no Parque, com duas atitudes muito importantes. A primeira foi a cortesia solidária, que são cortesias com preços simbólicos, e o valor arrecadado é revertido em ajuda para projetos sociais. E a segunda foi a meia-entrada com arrecadação de alimentos”, explica Eduardo Alves, diretor de sustentabilidade da produtora.

Patrocinadores da ONG Litro de Luz, que tem como missão levar energia para lugares carentes, a equipe da R2 acompanha de perto o trabalho feito pelos voluntários. “A próxima ação deles vai ser para levar postes de luz - compostos por garrafas plásticas, painéis solares e lâmpadas de LED - para a comunidade Kalunga, que fica em Cavalcante, na Chapada dos Veadeiros e como patrocinadores, estaremos lá acompanhando as instalações. Além de patrocinar um projeto tão importante como esse, queremos estimular as pessoas a usarem energias renováveis”, conta. Eduardo.


Os 14 mil metros quadrados do Na Praia receberam 1300 metros cúbicos de areia, que serão doados para escolas públicas, parquinhos e quadras da cidade. Outro projeto que também será realizado após o fim das atividades na orla do lago, será a reforma de uma das creches da redondeza. “Assim que sairmos do Na Praia vamos fazer a reforma da creche pioneira da Vila Planalto. Queremos sempre deixar um legado de estrutura para que ele dure”, compartilha.



O lixo por lá também não é encarado como problema. Procurando uma forma de gerar renda para famílias carentes, eles encontraram na parceria com a Associação de Catadores e Recicladores de Resíduos Sólidos de Brazlândia (ACOBRAZ), a solução para a realização desse desejo. “Estamos buscando ao máximo fazer do mundo um lugar melhor. Por sermos formadores de opinião, acreditamos que o bom exemplo é seguido por muitas pessoas. Esperamos que todas nossas ações reflitam de maneira positiva e inspirem os outros”, explica Eduardo.

Com objetivo de ser um evento “lixo zero”, o Na Praia pretende levar apenas 5% do que for produzido para aterros sanitários. Para dar conta dessa tarefa, 21 medidas sustentáveis foram adotadas, como reaproveitamento de 40% a 50% da água, uso de papéis higiênicos biodegradáveis, maior uso e distribuição de bituqueiras, ecocopos no bar e extinção das sacolas plásticas na lojinha, com o incentivo do uso de ecobags. Além de contarem com a ajuda do coordenador de sustentabilidade da Rio + 20. “Seremos o primeiro evento do País considerado lixo zero. Como em Brasília não existe um lugar que recicle vidro, mandaremos essa parte para Goiânia, para triturarem, e encaminharemos para São Paulo, para a reciclagem”, finaliza.



Veja algumas ações de sustentabilidade do projeto:

- Adoção dos ecocopos no lugar vez de copos plásticos

- Embalagens compostáveis nos produtos da praça de alimentação, feitas de amido de milho e bagaço da cana-de-açúcar
- Papel higiênico hidrossolúvel, que dissolve na água
- Substituição de papel toalha nos banheiros por secador a vapor
- Retirada das sacolas plásticas nas lojas
- Triagem própria de resíduos, separando papel, metal, vidro, entre outros tipos de lixo
- Monitoramento de som e da qualidade do ar
- Horta educativa para crianças, com manjericão, orégano e alecrim
- Acessibilidade na estrutura e na equipe de profissionais

- Lâmpadas de LED e soluções da ONG Litro de luz
- Proposta de economia de 40% de água em relação à edição de 2016
- Arrecadação de alimento não-perecível (com expectativa de mais de 6 toneladas por fim de semana)
- Limpeza do Lago Paranoá (em que 300kg de lixo foram retirados do local na primeira ação de limpeza, antes do evento. Será feita outra limpeza ao final)
- Doação da areia para a Administração de Brasília e também para a comunidade da Vila Planalto
- Cortesias solidárias, que apoiarão a reforma da creche da Vila Planalto e a iluminação para até 500 famílias Kalungas — ao lado da ONG Litro de luz
- A troca do diesel dos geradores por um menos poluente
- Plantio de mudas em conjunto com a Adasa na Bacia do Rio Descoberto como compensação do carbono

Serviço:

Na Praia 2017

De 1º de julho a 27 de agosto de 2017
Complexo Na Praia (SHTN, atrás da Concha Acústica)
facebook.com/tevejonapraia | @tevejonapraia
www.tevejonapraia.com.br e app Te Vejo Na Praia
Sextas - 18 anos | Sábados - 16 anos | Domingos - Livre


Todos os direitos reservados - 2014
Política de Privacidade
Termos e Condições
Anúncie Conosco:
SHIS QI 05, Bloco F, sala 122, Centro Comercial Gilberto Salomão
CEP 71615-560 - Brasília - DF - Brasil
Telefone: +55 (61) 3364-4512 | Email: info@gpsbrasilia.com.br
{slideshow_baner}