GPS | LIFESTYLE

Segredo para a felicidade

Hygge: Conheça o estilo de vida inspiracional adotado pelos dinamarqueses, o povo mais feliz do mundo

Sentar-se em uma poltrona confortável e admirar a chuva que cai da janela, vestir meias quentinhas e beber um bom chocolate quente ou vinho, assistir a um filme perto de uma lareira, comer um bolo que acabou de sair do forno... Só em visualizar essas cenas já te causou um grande aconchego, certo? Se você buscar pela palavra “Hygge” na internet, encontrará imagens que representam esses hábitos.

Enfim, o que seria esse tal Hygge (lê-se "hu-ga")? É um termo dinamarquês que ainda não tem tradução, mas poderíamos conceituar como um estilo de vida ou método de bem-estar adotado por quem vive na Dinamarca. Em 2016, o país foi considerado pela Organização das Nações Unidas (ONU) o mais feliz do mundo, logo, o lifestyle do seu povo ficou famoso internacionalmente como um hábito inspiracional para a felicidade cotidiana.

Entre seus princípios, o Hygge prega o prazer nas coisas simples e é tão cativante que tem inspirado também o universo da moda e da decoração, que sugere materiais que remetam ao calor para a composição de ambientes aconchegantes. Afinal, na Dinamarca, o inverno é rigoroso, com uma média anual de 7,7ºC.


O cenário de um ambiente Hygge é um dos principais elementos que agregam ao estilo de vida paz, tranquilidade, descanso, conforto, naturalidade e luz. Sendo assim, ele preza pelo conforto na decoração, que deve estar conectado com as temperaturas mais frias do inverno e pode ser ampliado para qualquer ambiente da casa. Neste assunto os madeirados são a aposta mais quente. Os padrões que remetem à madeira, além de trazer um toque de naturalidade, também conferem uma sensação de “ninho”, que é primordial ao método.

Aposta também nas almofadas, velas, texturas – como tricô e lã -, vire sua poltrona favorita para a janela, adicione um tapete no quarto... Quanto mais confortável a casa for, mais ela se transformará em um refúgio acolhedor. No banheiro, transforme o cômodo íntimo em um verdadeiro spa. Por causa do frio, outro hábito é trazer um pouco do verde do jardim para dentro de casa por meio de pequenos vasos de plantas.

O Hygge não tem regras. Para nós que vivemos em um país tropical com estilo totalmente contrário aos dinamarqueses, alguns itens brasileiros trazem a mesma sensação de aconchego, como rede, colcha de retalho, almofada de fuxicos, toalha de mesa de renda e água de coco.




Na moda, a ideia de sentir-se em “casa” onde quer que esteja segue firme na hora de se vestir. O mood descomplicado e prático é a chave para o relaxamento no meio da rotina caótica. A cartela de cor clássica do Hygge para as produções são os tons terrosos, brancos e cinzas, em materiais como suede, pelúcia, tricô e lã. Malhas com modelagem oversized, sobreposições, gorros, cachecóis, ponchos, lenços e o azul das lavagens de jeans clássicos são bem-vindos.



Desafios para adotar o estilo Hygge na sua rotina:

- Desligue o seu celular antes de dormir;

- Faça um jantar à luz de velas com um pequeno grupo de amigos;

- Tire um coffe break com os seus colegas de trabalho;

- Adicione mais verde para dentro da sua casa;

- Saia para caminhar sem o seu celular;

- Leia um bom livro no ambiente mais aconchegante de sua casa;

- Cozinhe receitas caseiras, como pães artesanais, bolos e sopa;

- Acenda mais velas;

- Abra as cortinas para a luz natural entrar;

- Faça uma lista de coisas por quais você é grato;

- Assista ao pôr do sol ou o amanhecer;

 


Todos os direitos reservados - 2014
Política de Privacidade
Termos e Condições
Anúncie Conosco:
SHIS QI 05, Bloco F, sala 122, Centro Comercial Gilberto Salomão
CEP 71615-560 - Brasília - DF - Brasil
Telefone: +55 (61) 3364-4512 | Email: info@gpsbrasilia.com.br
{slideshow_baner}