GPS | ARTIGOS

Fala, personal!

Conhece Levantamento de Peso Olímpico? Personal Pedro Guimarães dá dicas de como praticar a modalidade

Olá, leitores!

 

Vocês já ouviram falar do Levantamento de Peso Olímpico (LPO)? Trata-se de uma modalidade conhecida pelos arremessos de barras acima da cabeça. O esporte foi considerado como olímpico nos anos de 1890 e está em evidencia até os dias de hoje, começando a ganhar adeptos nas academias.

 

Como funciona

O objetivo é levantar a maior quantidade de peso acima da cabeça em dois movimentos: o arranco e o arremesso. No arranco, o peso vai do chão para cima da cabeça em um único movimento. Já no arremesso, o peso é dividido em dois movimentos para colocar a carga acima da cabeça. Vence quem levantar mais peso em menos tentativas.

 

Para que serve

Hoje é muito comum ver atletas profissionais e amadores utilizando as técnicas do LPO para melhoria, sobretudo, da capacidade de gerar potência. Ou seja, corredores, por exemplo, utilizam os treinos para melhorar a capacidade de gerar força em velocidade, podendo usar a seu favor para acelerar em um subida, iniciar uma fuga ou até para o sprint final de uma maratona.

 

Riscos e benefícios

Os riscos são todos ligados à falta de técnica na prática da modalidade. Por ser um esporte extremamente complexo, é necessário que o aluno tenha uma vivência teórica completa, uma iniciação de movimento muito cuidadosa e, só aí, uma execução prática. Não seguindo estes passos, é praticamente inevitável o aparecimento de lesões nos ombros, joelhos e quadril. Entretanto, quando feito da maneira correta, o praticante pode se aproveitar de um esporte completo, que exige fortalecimento do corpo como um todo e é um dos mais completos para gerar potência muscular.

 

Como começar

Para quem se interessou pelo esporte, vale a pena investir em alguns cursos e aulas com professores capacitados a ensinar teoria e prática da modalidade. Um espaço especial com equipamentos específicos também são necessários. Isso significa que as barras, anilhas e piso em que você treina, deve ser adequados para o LPO. Caso contrário, alguns acidentes podem acontecer.

 

**Pedro Guimarães é graduado em Educação Física pelo UniCEUB, pós-graduado pela UniFOA em Fisiologia de Exercício e Personal Trainer, atualmente trabalha como consultor em Atividade Física pela Clínica Metafísicos, além de atuar como Personal Trainer em academias da cidade. (CREF: 8553 G/DF)


Todos os direitos reservados - 2014
Política de Privacidade
Termos e Condições
Anúncie Conosco:
SHIS QI 05, Bloco F, sala 122, Centro Comercial Gilberto Salomão
CEP 71615-560 - Brasília - DF - Brasil
Telefone: +55 (61) 3364-4512 | Email: info@gpsbrasilia.com.br
{slideshow_baner}