GPS | DEGUSTAÇÃO

Vera pizza

COLABORADOR Redação   
|   10/07/2017 13:00 ( atualizada 10/07/2017 13:00)   
FOTO Reprodução/Rafael Lobo   
Chef Gil Guimarães da Baco Pizzaria revela o segredo da melhor pizza do Brasil

Paixão internacional no quesito gastronomia, a pizza é a grande homenageada do dia 10 de julho no Brasil. Para celebrar a data, o GPS|Brasília homenageia a pizza napoletana, uma fórmula fina, leve, equilibrada, exigente e venerada em todo o mundo. Para abrir uma pizzaria especializada nesta receita, não basta apenas querer. As casas precisam ser certificadas por meio de treinamento e auditoria da Assocoazione Verace Pizza Napoletane (AVPN) de Napole, na Itália, com o selo STG, que garante a autenticidade e qualidade da pizza nos padrões napoletanos. A Baco Pizzaria é a única de Brasília gratificada com esse selo. No Brasil, seis casas no total possuem a certificação.

Premiada duas vezes consecutivas como a Melhor Pizzaria do Brasil pela revista Prazeres da Mesa, a Baco reconhece e assume tal mérito. O passo a passo da receita é seguido minuciosamente. Todos os produtos utilizados na hora de colocar a mão na massa são de pequenos produtores artesanais, importados ou produzidos pela própria casa. “Usamos a melhor farinha do mundo para fazer as pizzas, uma mistura da Caputo 00 e Manitoba 0. A fermentação é super lenta, quase natural. A pizza é assada no forno à lenha de características especiais em apenas 60 segundos a quase 500ºC. É uma técnica muito exigente!”, explica o restauranteur Gil Guimarães.


Gil Guimarães

No ano seguinte, já com alma de pizzaiolo, o chef migrou da feirinha para um projeto bem maior com a Baco da Asa Norte. Em 2003, recém-chegado de Nápoles, Gil foi movido pela paixão descoberta pela tradicional receita e decidiu começar a transformação da casa para uma verdadeira pizzaria napoletana. No mesmo ano, expandiu o restaurante para a Asa Sul. “Foram muitas e muitas sessões com a AVPN para conseguir chegar ao ponto certo da pizza. Finalmente, em 2012, a Baco foi certificada pela associação”, conta.
No ano passado, Gil desembarcou em São Paulo para abrir a Napoli Centrale, no Mercado de Pinheiros. A pizzaria também é certificada pela AVPN e estava entre os sete finalistas na premiação que escolheu a melhor pizza de País. É muito sucesso!

Bon appétit!

Em celebração ao Dia da Pizza, a Baco preparou duas novidades que já foram aprovadíssimas por quem experimentou. A primeira é a Pizza Carnevale, em formato de estrela. A receita é uma verdadeira “obra” composta por funghi porcini in crema, provola, gema de ovo caipira e parma. As pontas são recheadas com ricotta fresca de cabra. A segunda pedida é o Calzone Grazie Napoli, recheado com muçarela de búfala, ricota fresca, presunto cozido, cogumelos e parmesão. Deu água na boca, né? Os pratos estarão no cardápio até o fim do mês, aproveite!


 


Pizza Carnevale

Serviço
Baco Pizzaria Asa Sul
SCLS 408, loja 35, Bloco C - Asa Sul
Tel.: (61) 3244-2292
Horário: Seg-dom, 18h à 0h.

Baco Pizzaria Asa Norte
SCLN 309, loja 30, Bloco A - Asa Norte
Tel.: (61) 3274-8600
Horário: Seg-dom, 18h à 0h.


Todos os direitos reservados - 2014
Política de Privacidade
Termos e Condições
Anúncie Conosco:
SHIS QI 05, Bloco F, sala 122, Centro Comercial Gilberto Salomão
CEP 71615-560 - Brasília - DF - Brasil
Telefone: +55 (61) 3364-4512 | Email: info@gpsbrasilia.com.br
{slideshow_baner}