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COLABORADOR Redação   
|   03/07/2017 15:57 ( atualizada 03/07/2017 15:57)   
FOTO Reprodução   
Sofre com o efeito sanfona? Preparador físico Pedro Guimarães dá dicas para se livrar dele

Olá, leitores.

 

Emagrecimento é sempre uma questão muito discutida nos consultórios e academias. Vários métodos e planos já ganharam preferência dos praticantes, sempre com a preocupação da rapidez em que esse processo vai acontecer. Mas, na maioria das vezes, o grande fantasma desses projetos é o efeito sanfona.

 

Mas o que é este efeito? Basicamente é o processo de redução de peso que acontece, na maioria das vezes, muito rápido por meio de alguma dieta rigorosa, uso de medicamentos ou excesso de exercícios. Após passado essa etapa o praticante acaba voltando a ganhar todo o peso que havia perdido. Aqui vai algumas dicas do que fazer para fugir desta armadilha:

 

Fuja de programas extremos

A maioria das pessoas que relatam o processo sanfona procuram atividades físicas que exigem o extremo do praticante. Exercícios que prometem perder até 20 quilos em 1 semana e queimar gordura por 48 horas são alguns exemplos de propagandas enganosas. Fuja disso! Escolha o caminho da persistência e do planejamento. Além de mais saudável, os resultados serão muito mais duradouros.

 

Diga não às dietas de revista

Dieta é sinônimo de controle alimentar. Isso significa que cada pessoa deve ter a sua prescrição individualizada. Procure um profissional! Ou você realmente acredita que vai conquistar seus objetivos com a dieta daquela revista famosa?

 

Não consuma medicamento sem supervisão

No mercado negro é possível encontrar de tudo. Inclusive medicamentos para reduzir apetite, controlar ansiedade e combater a compulsão. Mas estes nunca devem ser utilizados sem prescrição médica! Se  você apresenta algum distúrbio alimentar ou psiquiátrico, procure um médico para um melhor diagnóstico. Sua saúde agradece.

 

Entenda o processo

Perder peso é uma luta diária contra a má alimentação, somada ao sedentarismo. O processo é lento. Portanto, não busque atalhos e nem jogue a toalha. Emagrecer cerca de 1 a 3 quilos por mês já uma excelente média. Tenha calma e siga o planejamento proposto pelo seu nutricionista.

 

Não acredite em técnicas infalíveis

Exercícios na sauna, roupas de plástico, diuréticos, água destilada... São vários os métodos chamados de infalíveis. O que eles têm em comum? Não te ajudam a emagrecer. A maioria deles vai favorecer a perda de água, desidratando suas células. A balança até vai mostrar alguns quilos a menos, mas assim que você voltar a beber líquidos seu corpo vai voltar ao peso normal.

 

Além dessas dicas, uma mais importante deve ser lembrada: não fique preso à balança. Após montar o planejamento com nutricionista, médico e personal, é hora de só se prender às avaliações destes profissionais. Até porque um quilo de gordura pesa o mesmo que um quilo de músculo, não é mesmo?

 

**Pedro Guimarães é graduado em Educação Física pelo UniCEUB, pós-graduado pela UniFOA em Fisiologia de Exercício e Personal Trainer, atualmente trabalha como consultor em Atividade Física pela Clínica Metafísicos, além de atuar como Personal Trainer em academias da cidade. (CREF: 8553 G/DF)


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