GPS | CULTURA

Páginas cativantes

COLABORADOR Larissa Duarte   
|   21/06/2017 17:30 ( atualizada 21/06/2017 17:30)   
FOTO Luara Baggi   
GPS|Brasília passeia pela 33ª Feira do Livro e indica leituras imperdíveis para o público infantil

Com a promessa de aproximar escritores locais e o grande público foi aberta ontem, 16, a 33ª Feira do Livro de Brasília. O evento, realizado na área externa do Shopping Pátio Brasil, um dos mais antigos da cidade, acontece este ano em meio a um cenário de escassez de recursos, mas de muita disposição dos realizadores.

Aberta na última sexta-feira, 16, a 33ª Feira do Livro de Brasília já está a todo vapor na área externa do Shopping Pátio Brasil. O evento, que vai até o dia 25 de junho, reúne uma média de 90 estandes e cerca de 50 expositores de livrarias e editoras de várias partes do País. O GPS|Brasília circulou entre as prateleiras da feira e encontrou títulos e coleções super interessantes voltados para o público infantil, entre eles, livros em braile e uma obra que descreve Brasília sob o olhar de uma criança.

Em O Menino Que Descobriu Brasília, de Regina Célia Melo, o pai de Renato é transferido para a Capital e a curiosidade do menino em desbravar a nova cidade o deixa empolgado para a mudança. Chegando a Brasília, ele se espanta com os monumentos e tenta entender a grandeza da arquitetura inédita para seus olhos.


O Menino Que Descobriu Brasília

“A obra é uma homenagem minha a Capital com tom poético e ilustrações divertidas de Al Stefano”, conta. Publicado pela editora Paulinas, o livro traz Oscar Niemeyer, Lúcio Costa, Athos Bulcão e Roberto Burle Marx como os “meninos mágicos” que colaboraram para a concretização da nova capital. 



Regina Célia Melo

Aproveitando o tema desta edição da Feira, Inclusão e Cidadania, a mesma editora também trouxe para seu estande uma prateleira exclusiva de livros com escritas em braille. Entre as obras, livros da autora Elizete Lisboa, deficiente visual desde que nasceu e escritora de livros com duas formas de escrita (a escrita alfabética lado a lado com o braile). No expositor, temas diversos como animais, adoção, lazer, convívio social, humor, poemas e fantasias.

Na imagem abaixo, O Chapeuzinho Vermelho, de Bia Villela, é uma releitura do clássico infantil dos Irmãos Grimm. Além de todas as características presentes em um conto de fada, a autora trabalha com vários elementos para a criança que inicia um processo de aprendizagem com formas, cores, texturas, recursos gráficos e tipográficos e outros elementos de design.


O Chapeuzinho Vermelho


Contos do folclore brasileiro estão entre os temas mais vistos nas prateleiras do evento. No estande da editora FTD Educação, a coleção da autora Januária C. Alves traz obras que exaltam lendas urbanas, assombrações e criaturas do nosso folclore, como os livros O Saci-Pererê e outras figuras traquinas do folclore brasileiro, O Uirapuru e outros animais incríveis do folclore brasileiro e até A Loira do Banheiro e outras as-sombrações do folclore brasileiro.


Coleção da editora FTD Educação

Monet, Van Gogh, Degas e Gauguin são alguns dos pintores homenageados na coleção de Anna Obiols e Subi. Publicados pela editora Ciranda Cultural, os livros são uma divertida opção de apresentar o mundo das artes plásticas ao público infantil. Em, Monet – Philippe e Claude são amigos, por exemplo, a história do pintor francês e suas principais obras são retratadas em leitura poética e leve: Philippe passa alguns dias na casa de sua tia, onde conhece Claude, um incrível pintor que se preocupa em capturar a luz e as cores e transformá-las em lindos quadros (imagem em destaque).

Ainda falando sobre grandes personalidades, vale ressaltar a coleção Crianças Geniais, da editora Pé de Letra. A série de livros apresenta os primeiros anos de vários personagens marcantes da História, relacionando com as coisas que uma criança comum vive no seu dia a dia, como brincadeiras entre amigos, escola, família, entre outros. Nas curiosas páginas, “crianças” como Einsten, Villa Lobos, Chiquinha Gonzaga e Leonardo Da Vinci, brincam, estudam e sonham em transformar o mundo, cada um com a sua singularidade.




Serviço
33ª Feira do Livro de Brasília

Dias: 16 a 25 de junho de 2017
Local: Varandão do Pátio Brasil (área externa)
Horário: 10h às 22h
Entrada: gratuito
Programação: www.feiradolivrobrasilia.com
Informações: feiradolivro2017@gmail.com


Todos os direitos reservados - 2014
Política de Privacidade
Termos e Condições
Anúncie Conosco:
SHIS QI 05, Bloco F, sala 122, Centro Comercial Gilberto Salomão
CEP 71615-560 - Brasília - DF - Brasil
Telefone: +55 (61) 3364-4512 | Email: info@gpsbrasilia.com.br
{slideshow_baner}