GPS | ARTIGOS

Brasília, a Capital do Design

Ivana Valença fala sobre a vaga de 'Cidade criativa do design' para Brasília

O brasiliense merecia, enfim, uma notícia positiva depois de tantas mazelas disseminadas pela mídia nos últimos tempos, como os escândalos políticos, as delações premiadas, a continuidade da crise econômica, as greves e os problemas de racionamento em nossa cidade.  No ano em que Brasília comemora três décadas como patrimônio cultural da humanidade, a Capital Federal busca, agora, uma vaga para ser reconhecida como "cidade criativa do design" pela Unesco.

Há 17 anos, quando criamos o CasaPark, já acreditávamos no potencial da capital de todos os brasileiros e, sobretudo, em sua ligação íntima com o universo do design.


Criada em 2004, a rede da Unesco é composta por 116 cidades de 54 países que atuam em cooperação para aprimorar as estratégias de desenvolvimento por meio de sete pilares da indústria criativa e cultural. Além do design (parte em que o DF concorre), há também artesanato e artes folclóricas, gastronomia, cinema, literaturas, artes midiáticas e música.

Pouca gente sabe, mas no Brasil, cinco cidades fazem parte desta rede – sendo Belém e Florianópolis, em gastronomia; Curitiba, em design; Salvador, em música; e Santos, no cinema. Na categoria design, estão incluídos setores como arquitetura, decoração, moda, arte de rua e design gráfico.

Entendemos que integrar a rede não representará apenas a conquista de mais um título, mas servirá de incentivo para a produção local, bem como de inspiração para as gerações que estão por vir.

Se formos aceitos, Brasília terá de assumir o compromisso de compartilhar boas práticas com outras cidades, firmar parcerias que fortaleçam atividades culturais e integrar estes fatores nos planos de desenvolvimento urbano. Também deverá ampliar os investimentos em criação, produção e distribuição de atividades culturais, bem como o acesso à arte pela população mais desassistida. E o CasaPark quer participar efetivamente desta movimentação porque acreditamos que este é o nosso diferencial.

Indiscutivelmente, a Capital Federal reúne o que há de melhor na arquitetura e urbanismo, com Oscar Niemeyer e Lúcio Costa; nas artes plásticas com Athos Bulcão; no paisagismo com Burle Marx. Somos únicos e precisamos nos orgulhar disso.

A participação de Brasília na rede da Unesco, além de fomentar a produção artística local, será uma oportunidade de levar nomes candangos para fora do país. Precisamos desmistificar Brasília como uma cidade exclusivamente política. Vamos dar luz à beleza de nossos prédios, à imensidão de espaços, ao nosso verde, ao nosso céu.


Estamos ansiosos pelo resultado, que deve sair no dia 31 de outubro, pois será uma oportunidade ímpar para darmos visibilidade à cidade que a gente ama para o resto do mundo.

*Diretora de Marketing do CasaPark, shopping especializado em Decoração e Design do Distrito Federal.


Todos os direitos reservados - 2014
Política de Privacidade
Termos e Condições
Anúncie Conosco:
SHIS QI 05, Bloco F, sala 122, Centro Comercial Gilberto Salomão
CEP 71615-560 - Brasília - DF - Brasil
Telefone: +55 (61) 3364-4512 | Email: info@gpsbrasilia.com.br
{slideshow_baner}