GPS | ENTRETENIMENTO

Nas telas da índia

COLABORADOR Redação   
|   17/06/2017 07:00 ( atualizada 17/06/2017 07:00)   
FOTO Cortesia   
Com yoga, meditação, apresentações de música e dança, CCBB Brasília recebe Festival de Cinema Indiano

A Índia está entre os cinco maiores polos produtores e consumidores de cinema do mundo. Dados no Ministério da Informação e Difusão Indiano apontam que em 2016 foram realizados quase 2 mil filmes no país. Anualmente, as bilheterias somam em torno de US$ 2,25 bilhões. Parte dessa recente produção cinematográfica da Índia poderá ser conferida em Brasília entre 20 de junho e 9 de julho no CCBB Brasília dentro da Mostra Novo Cinema Indiano.

 

A programação conta com 15 filmes lançados a partir de 2013, 13 deles inéditos em Brasília, com foco no “Novo Cinema” indiano, como tem sido chamado o estilo praticado nos longas-metragens produzidos por jovens realizadores que buscam narrativas e temáticas menos convencionais dentro da cinematografia do país.

 

Esses filmes apresentam um retrato contemporâneo da Índia, nação multifacetada de estrutura social complexa que tenta alinhar tradição e modernidade. O cinema indiano leva para suas salas as histórias, desejos e aflições de seu povo, construindo um imaginário de forte influência para os padrões sociais do País.

 

 

Música e yoga

 

Em 20 de junho, a sessão de abertura da mostra (com o filme Armadilha), será antecedida, a partir das 19h30, de um concerto de música clássica indiana Hindustani, com o duo Shabda Rasa, de São Paulo.

 

E no dia 21 de junho, às 17h, celebrando o Dia Internacional do Yoga, será realizada um “aulão” de yoga no jardim do CCBB, aberto ao público e conduzido por diversos instrutores do Distrito Federal. A atividade será seguida de meditação ao pôr do sol acompanhada de canto Drupad, um canto milenar da Índia, pelo português Ricardo Passos, e, logo depois, de mais um concerto de música clássica indiana Hindustani com o duo Shabda Rasa.

 

No mesmo dia, às 20h, o público poderá assistir ao documentário Sopro dos deuses, sobre o surgimento do yoga. Em 7 de julho, o cineasta e músico André Luiz Oliveira (sitar) e o percussionista Marcelo Das (tabla) apresentarão um concerto de música clássica indiana Hindustani.

 

Em 1º de julho, um grupo de dançarinas da Escola Natyalaya, de São Paulo, mostrará uma performance, dentro do cinema, de dança clássica estilo Barathanatyam, tradicional do sul da Índia. Dia 2 de julho, o Grupo? Bollywood – também da Escola Natyalaya, a principal referência no Brasil para dança indiana – executará coreografias folclóricas no foyer do cinema.


Todos os direitos reservados - 2014
Política de Privacidade
Termos e Condições
Anúncie Conosco:
SHIS QI 05, Bloco F, sala 122, Centro Comercial Gilberto Salomão
CEP 71615-560 - Brasília - DF - Brasil
Telefone: +55 (61) 3364-4512 | Email: info@gpsbrasilia.com.br
{slideshow_baner}