GPS | COTIDIANO

Tecnologia em pauta

COLABORADOR Redação   
|   14/06/2017 16:40 ( atualizada 14/06/2017 16:40)   
FOTO Luara Baggi   
Primeira edição do Campus Party Brasília começa hoje com mais de 250 horas de atividades

"Brasília respira futurismo e por isso a Campus Party Brasília será a mais bonita de todas as edições", foi com essa frase que o Secretário Adjunto de Trabalho do DF, Thiago Jarjour, apresentou a primeira edição na Capital da maior experiência tecnológica do mundo. A CPBSB acontece entre hoje, 14, e domingo, 18, acontece no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, ruenindo em cinco palcos especialistas nacionais e internacionais de temas como ciência, tecnologia, internet, empreendedorismo e arte multimídia, além de atividades como hackathons, workshops, entre outros. O evento na cidade é uma iniciativa da ASTEPS (Associação Brasileira de Startups e Empreendedores Digitais), do Presidente da Câmara Legislativa do Distrito Federal, Joe Valle e de Jarjour.

Em cinco dias, cerca de 40 mil visitantes, sendo 4 mil campuseiros, terão acesso a mais de 250 horas de conteúdos e atividades que durarão praticamente 24 horas por dia e poderão usufruir de uma internet de 20 Gbps fornecida pela Telebras. A Campus Party ocupa uma área de mais de 54 mil m² do Centro de Convenções e o GPS|Brasília já visitou cada espaço. Nela, estão instalados o palco principal, que receberá personalidades como, por exemplo, o consultor estabelecido no Vale do Silício, Matthew F Reyes, o cientista de dados brasileiro, Ricardo Cappra, o artista multimídia e criador de show de drones, Horst Hörtner, o pai do movimento do Software Livre, Richard Stallman, o futurista  e co-fundador da Campus Party, Paco Ragageles e a artista interdisciplinar que trabalha com a intersecção da arte e ciência, Ane Liu, e outros três palcos – “Criatividade e Entretenimento”, “Inovação”, “Ciências” – onde palestrantes que são  referência em suas áreas irão debater temas como inovação, ciências, design, games, etc.


O secretário adjunto do trabalho, Thiago Jarjour e o governados do Distrito Federal

Apesar de os ingressos já estarem esgotados, o público que não garantiu a entrada terá a oportunidade de conhecer um pouco mais do evento na área Open Campus, espaço aberto ao público e gratuito que funcionará nos dias 15 e 16 de junho, das 10h às 21h, e no dia 17, das 10h às 18h, e contará com uma série de simuladores, partidas de hockey entre robôs, etapa Brasília do Campeonato Brasileiro de Drones, além de conhecer trabalhos acadêmicos e startups com ideias inovadoras e participar de workshops e palestras sobre empreendedorismo.

Nesta quinta-feira, 15, o evento recebe ainda o Fórum de Cidades Inteligentes, que tem como objetivo debater com representantes das três esferas do governo – Federal, Estadual e Municipal -, além de especialistas e autoridades no assunto – questões como, por exemplo, como as cidades podem se tornar mais inteligentes e humanas e com isso mudar as perspectivas da sociedade? Qual o papel dos governos instituídos e como a iniciativa privada pode contribuir? Qual é política de ciência e tecnologia que o Distrito Federal está adotando para esse fim e os próximos passos? Os quatro painéis que discutiram o tema ocorrerão no stand do MCTIC, às 10h, 11h30, 14h30 e 16h30.


O governador do Distrito Federal, Rodrigo Rollemberg, com o Presidente do Instituto Campus Party, Francesco Farruggia


PROGRAMAÇÃO

Grandes nomes de várias áreas da tecnologia, inovação, empreendedorismo, ciências, design e outras áreas do conhecimento irão compartilhar suas experiências. Saiba, abaixo, um pouco mais sobre os principais palestrantes que se apresentarão no palco principal da CPBSB.

Paco Ragageles
Dia 14/06 – às 21h
Um mundo sem trabalho

Paco Ragageles, futurista e co-fundador da Campus Party apresentará o projeto para a criação de uma fundação mundial que vai cuidar do principal desafio planetário: a chegada dos robôs aos postos de trabalho dos humanos. Nas próximas décadas, os robôs irão substituir os humanos em todos os empregos, devemos chegar ao ponto de que apenas as máquinas irão trabalhar. O planeta deve se preparar para este desafio e a fundação Feel The Future irá tentar sensibilizar a todos, propondo novos modelos para uma sociedade sem trabalho.

Matthew F Reyes
Dia 15/06 – às 13h30

A exploração DIY na Terra, no Espaço e Além
Reyes é consultor estabelecido no Vale do Silício, empreendedor, entusiasta da tecnologia, com mais de 17 anos de experiência guiando profissionais e suas organizações a fortalecer os vínculos com suas comunidades e expandir seu público. Em sua carreira, atuou como consultor estratégico para o escritório do chefe de tecnologia da NASA.

Matias Liebrecht
Dia15/06 – às 18h30
Stop-motion ao vivo: Animação para botar a mão

Matias Liebrecht é animador com mais de dez anos de estrada em longa-metragens, séries, comerciais e curtas, fazendo stop-motion. Como diretor, animador, e character designer. Seu currículo inclui Frankenweenie de Tim Burton; Kubo e a Espada Mágica; Boxtrolls (ambos do renomado estúdio Laika); e Isle of Dogs, de Wes Anderson, atualmente em rodagem, entre outros.

Ricardo Cappra
Dia 15/06 – às 20h
A era dos algoritmos: como filtros invisíveis da internet estão transformando a sociedade, governos e países

Ricardo Cappra é um cientista de dados que ajuda a resolver problemas complexos por meio de inteligência analítica. Dedica-se a encontrar formas de hackear negócios e o comportamento humano através da Ciência de Dados e, quando possível, Cappra transforma esses estudos em produtos e negócios, tendo participado de importantes projetos para Barack Obama, Microsoft, Globo, Petrobras, Coca-Cola, Americanas, entre outras.

Dado Schneider
Dia 15/06 – às 21h30
Cidadãos Inteligentes geram Cidades Inteligentes

Como pensar em Cidades Inteligentes se os seus Cidadãos ainda ficarem presos a hábitos, manias e idiossincrasias de um tempo que não existe mais? Ou seja, para que as Cidades possam mesmo aprovar Leis - e outras medidas a serem implementadas – que as tornem inteligentes, é preciso uma ação educacional junto a seus cidadãos. Esta palestra tem algumas propostas PRÁTICAS de como se pode tentar conseguir isso.

Ani Liu
Dia 16/06 – às 13h30
Arte investigativa, design e Social Dreaming

Ani Liu é uma artista interdisciplinar que trabalha com a intersecção da arte e ciência. Atualmente no MIT Media Lab, ela cria arte baseada em pesquisa que explora as implicações sociais, culturais e éticas de novas tecnologias. Na busca do elo entre inovação científica com tangibilidade emocional, seu trabalho possui escalas abrangentes de projetos arquitetônicas, próteses wearables, realidade aumentada e biologia sintética. Liu possui trabalhos apresentados no Boston Museum of Fine Arts, Asian Art Museum, MIT Museum, MIT Media Lab, Wiesner Gallery, Harvard University, Open Gallery, Powerhouse Alliance Conference, Buildings as Cities Inaugural Conference e TED.com

Ney Neto
Dia 16/06 – às 16h30
Sessão Musical: Improvisação e criatividade nos negócios

Como a criatividade e o improviso auxiliam no dia-a-dia da vida profissional. Essa palestra MUSICAL é para lá de interativa. Uma música experimental será construída com a participação do público para demonstrar como é possível unir duas carreiras na convergência de seus objetivos pessoais, potencializando sua criatividade, e uma pitada de improvisação às decisões profissionais que temos que tomar todos os dias. Participe dessa sessão se você toca algum instrumento; se você toca instrumentos no i-Pad, contribua com a interação e auxilie na composição da música.

Horst Hörtner
Dia 16/06 – às 20h
Spaxels: a história de uma idéia

Hörtner é um artista multimídia, criador de show de drones, pesquisador e expert em design de interação humano-computador. Iniciou seu trabalho no campo da arte multimídia em 1980 e é co-fundador do grupo de arte multimídia X-Space, constituído em Graz, na Áustria, em 1990. É também membro fundador do Ars Electrônica Futurelab, criado em 1996 e desde então dirige o ateliê/laboratório. Desde 2013 é professor associado da Universidade de Newcastle, na Austrália.

Gabe Gabrielle
Dia 17/06 – às 10h30
Ao Infinito e Além

Gabe mostrará o lançamento do ônibus espacial, astronautas vivendo na estação espacial, os robôs exploradores e a curiosa jornada de pousar em Marte, além de falar do futuro do programa espacial. Um astronauta tem que estabelecer objetivos e se divertir todos os dias, assim os sonhos se tornam realidade. Gabe Gabrielle é engenheiro, educador e palestrante motivacional. Ele conta sua trajetória no programa espacial da NASA com fotos e vídeos, inspirando crianças, professores e outros profissionais. Possui uma abordagem descontraída que toca as pessoas. Ele encoraja a todos a seguirem seus sonhos, não importa as circunstâncias.

Richard Stallman
Dia 17/06 – às 13h
Software livre e a liberdade

Aclamado programador e hacker, Stallman foi o criador do movimento software livre, lançado em 1983. Além disso, participou do desenvolvimento do sistema operacional GNU, software livre lançado em 1984, que permite a qualquer pessoa copiá-lo e redistribuí-lo, com ou sem mudanças. O sistema é tipicamente utilizado junto com o Linux. A GNU General Public Licence (GNUGPL ou GPL) é atualmente a licença livre mais usada no mundo, presente em dezenas de milhões de computadores mundo afora. Stallman, que faz parte do Hall da Fama da Internet, tem dedicado a maior parte de seu tempo a defesa do software livre e à luta contra a patente de softwares e a expansão da lei de copyright

Serviço
Campus Party Brasília
Local: Centro de Convenções Ulysses Guimarães
Data: 14 a 18 de junho
Tema: Países Inteligentes
Para mais informações sobre a agenda do evento, acesse: http://brasil.campus-party.org/conteudos/agendaou baixe o aplicativo oficial do evento.
Todas as palestras que ocorrerem nos cinco palcos do evento poderão ser acompanhadas via streaming pelos sites da Campus Party Brasil e Campuse.ro, endereço que também abrigará as palestras após o evento.



 


Todos os direitos reservados - 2014
Política de Privacidade
Termos e Condições
Anúncie Conosco:
SHIS QI 05, Bloco F, sala 122, Centro Comercial Gilberto Salomão
CEP 71615-560 - Brasília - DF - Brasil
Telefone: +55 (61) 3364-4512 | Email: info@gpsbrasilia.com.br
{slideshow_baner}