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Preparador físico Pedro Guimarães comenta sobre as três melhores atividades para emagrecer

Olá leitores,

Emagrecer é uma questão de mudanças de hábitos. Melhorar a alimentação, a qualidade do sono, cuidar do estresse e se exercitar, fazem parte da rotina de uma pessoa que tem como objetivo o emagrecimento saudável. Já discutimos várias vezes aqui na coluna sobre as melhores maneiras de se adequar a uma dieta, dicas para manter o foco no treino e principalmente sobre os melhores protocolos de exercícios. Mas, o que muita gente ainda se pergunta, é sobre quais modalidades são mais eficientes quando queremos reduzir o peso. Por isso, hoje vou comentar sobre as 3 melhores atividades para emagrecer.

1 – Musculação


Provavelmente é uma das atividades mais antigas. Ainda muito ligada as pessoas que desejam “ganhar” peso e construir músculo, o treinamento de força é também o responsável por quase todos os estudos científicos que buscam estudar o emagrecimento saudável. Isso porque ganhar massa muscular ajuda a aumentar o gasto enérgico, aumenta o estimulo hormonal e faz com que o processo possa ser mantido por mais tempo. Se você já faz dietas restritivas, essa é a melhor modalidade para praticar!

2 - Treinamento Funcional

Acredito que essa modalidade é a queridinha do momento. Treinamento Funcional veio para o Brasil como um exercício alternativo que usa o próprio corpo para criar resistência. Os exercícios imitam necessidades físicas diárias, alternadas e, na maioria das vezes, em forma de circuito. Essa atividade pode mesclar exercícios aeróbios e exercícios de força, gerando um alto gasto energético. Cuidados com a individualidade biológica, nível de treinamento do praticante e possíveis lesões prévias devem ser tomados antes do inicio do exercício e a intensidade deve ser extremamente bem prescrita.

3 – Lutas

Muay-thai, Jiu-Jitsu, Boxe e Judô. Essas são as lutas mais praticadas no País. E muito por conta disso, as academias já oferecem essas modalidades nas suas grades de horário. Gastar energia, fazer força e exigir disciplina dos seus praticantes são fatores muito importantes para quem precisa emagrecer. Portanto, se você tem resistência com exercícios físicos tradicionais e não consegue cumprir uma dieta, as lutas podem ser uma boa saída para ensinar disciplina, autocontrole e determinação. Além de gastar bastantes calorias!

Não fique parado, procure alguma modalidade que te motive a se movimentar! E não preciso nem dizer que acompanhamento profissional é essencial para evitar lesões e auxiliar no cumprimento das metas!

**Pedro Guimarães é graduado em Educação Física pelo UniCEUB, pós-graduado pela UniFOA em Fisiologia de Exercício e Personal Trainer, atualmente trabalha como consultor em Atividade Física pela Clínica Metafísicos, além de atuar como Personal Trainer em academias da cidade. (CREF: 8553 G/DF)


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