GPS | ARTIGOS

Fala, personal!

Se mantenha jovem, treinando! Preparador físico Pedro Guimarães fala sobre benefícios de uma vida saudável

Olá leitores,

Enquanto a população espera ansiosamente pelo segredo da longevidade, pesquisadores ainda buscam entender como funciona o processo de envelhecimento. Recentemente, um estudo realizado por cientistas americanos foi publicado na Revista de Medicina Preventiva e pode ajudar bastante no desenvolvimento desta “fórmula”.

Basicamente os pesquisadores avaliaram os marcadores biológicos de mais de cinco mil participantes do estudo. O objetivo era associar a idade biológica com o nível de atividade física. Eles também buscaram observar se o tipo da atividade física fazia diferença nesses valores.

Os resultados foram bem interessantes. Sedentários tendem a ter idade biológica mais velha que a cronológica e conforme as pessoas se tornam ativas esse valor tende a se distanciar no sentido de ser mais “novo” biologicamente. Mas, o que chama mais atenção é quando observamos as comparações de pessoas, que são ativas, mas que praticam exercícios diferentes.

Na nossa coluna, eu sempre bati na tecla de que exercícios intensos, além de demandar menos tempo do seu dia, pode te trazer inúmeros benefícios que vão melhor sua saúde e te ajudar a adquirir melhor qualidade de vida. E foi exatamente isso que os pesquisadores puderam notar. As pessoas, que apresentavam menor idade biológica, são as pessoas que cumprem cerca de 150 a 200 minutos de atividades vigorosas. Isso mesmo! As pessoas que treinam com mais intensidade apresentaram cerca de nove anos a menos quando analisados compostos celulares.

Isso se explica pelo fato de que, quando o individuo é colocado em situação de estresse controlada, o organismo ativa mecanismo de renovação celular fazendo com que o corpo esteja sempre produzindo novas células e tornando o “corpo” em constante juventude. Então, para quem espera uma pílula magica, é importante saber que o treino intenso é obrigatório para que a cápsula faça efeito.

**Pedro Guimarães é graduado em Educação Física pelo UniCEUB, pós-graduado pela UniFOA em Fisiologia de Exercício e Personal Trainer, atualmente trabalha como consultor em Atividade Física pela Clínica Metafísicos, além de atuar como Personal Trainer em academias da cidade. (CREF: 8553 G/DF)


Todos os direitos reservados - 2014
Política de Privacidade
Termos e Condições
Anúncie Conosco:
SHIS QI 05, Bloco F, sala 122, Centro Comercial Gilberto Salomão
CEP 71615-560 - Brasília - DF - Brasil
Telefone: +55 (61) 3364-4512 | Email: info@gpsbrasilia.com.br
{slideshow_baner}