GPS | DEGUSTAÇÃO

Burger day

COLABORADOR Redação   
|   28/05/2017 07:30 ( atualizada 28/05/2017 07:30)   
FOTO Fernando Veler   
É Dia do Hambúrguer! Chef Paulo Tarso ensina receita fácil e deliciosa para fazer em casa com os amigos

Pão quentinho, carne macia, bacon crocante, queijo escorrendo... Não existe nada como um bom hambúrguer caseiro, certo? Então, que tal fazer uma “hamburgada” em casa neste domingo, 28, para celebrar o Dia do Hambúrguer? O chef Paulo Tarso ensinou para o GPS|Brasília a sua receita super prática e deliciosa do prato para fazer na companhia de amigos ou da família. Segundo ele, a primeira coisa que você precisa fazer é comprar ingredientes de qualidade. “O resultado final é diretamente proporcional à qualidade dos produtos que você usa. Sempre! Não adianta trocar manteiga por margarina, creme de leite fresco por em lata, queijo ralado na hora pelo de saquinho, por exemplo”, conta o chef. Confira a receita abaixo e mão na massa!

Ingredientes para o hambúrguer
100g de picanha com gordura
200g acém
100g fraldinha
1 pitada de sal e pimenta do reino

Demais ingredientes
4 tiras de bacon
4 fatias de queijo
2 ovos
2 folhas de alface
1 tomate em rodelas
2 batatas (fritas)
2 pães de hambúrguer



Como fazer:

1 - Corte o pão, passe um pouco de manteiga e coloque-o na frigideira (chapa) por cerca de 2 minutos, apenas pra dourar o lado de dentro do pão.

2 - Há varias formas de cozinhar bacon. No forno, na churrasqueira, na frigideira, no  micro-ondas e etc. Faça como preferir, mas deixe-o bem crocante. Quanto mais crocante mais fácil ele quebra a cada mordida.

3 - Procure por uma picanha com uma camada mais ou menos grossa de gordura. A gordura serve pra deixar a carne macia e suculenta, sem ela o hambúrguer ficaria completamente seco ao paladar. Eu recomendo que use mais ou menos 15% do peso da carne. Moa  com alguns ingredientes já misturados, como um pouquinho de cebola, alho e manteiga.


4 e 5 - Com a carne já moída, você pode começar a brincar.  O chef costuma misturar um pouco de alho, cebola, salsinha, uma pitada de cominho, molho inglês, mostarda, sal, pimenta do reino e um toque de barbecue. Para dar forma à carne, caso não tenha um molde, separe bolas de pesos iguais em uma bandeja. Eu recomendo 200g por pessoa, mas fica a seu critério. Forme bem as bolas e coloque uma a uma em cima de um plástico filme, individual para cada uma delas. Cubra com mais plástico e aperte com cuidado para achatar a bola na forma de um hambúrguer.

6 - O chef costuma tempoerar apenas com sal e pimenta do reino. Lembre-se de que isso é tempero, por isso use somente o suficiente pra dar um gostinho. Além disso, tem que tomar cuidado para não mudar muito a textura da carne, senão não conseguirá formar os hambúrgueres. "Um bom hambúrguer é feito só a carne e selado com sal e pimenta", defende.

7 - Unte bem a frigideira com óleo, ou melhor, reserve a gordura que sobra do bacon depois de cozido e use-a para cozinhar os hambúrgueres! Deixe dourar bem dos dois lados. Se for muito grosso, termine-o no forno pré-aquecido a 230º até o ponto desejado. Caso seja fino termine na própria frigideira.

8 e 9 - Quando estiver finalizando o hambúrguer, coloque as fatias de queijo sobre ele, ainda no fogo e tampe por alguns minutos. Isso fará com que o queijo derreta-se uniformemente sobre a carne.

Finalização (10, 11, 12 e 13): Adicione no pão os seus molhos de preferência, como catchup, mostarde ou maionese. Depois, se desejar acrescentar salada, coloque um pouco de alface e duas rodelas de tomate.





 


Todos os direitos reservados - 2014
Política de Privacidade
Termos e Condições
Anúncie Conosco:
SHIS QI 05, Bloco F, sala 122, Centro Comercial Gilberto Salomão
CEP 71615-560 - Brasília - DF - Brasil
Telefone: +55 (61) 3364-4512 | Email: info@gpsbrasilia.com.br
{slideshow_baner}