GPS | CULTURA

Contém

Arte, gastronomia e lazer. Conheça o projeto itinerante que tomou conta da comercial da 105 Norte

Esqueça a ideia de que nas comerciais de Brasília só existem prédios e a mesmice da cidade planejada. Há exatos 22 dias, a 105 Norte ganhou cara e público novo, graças ao projeto Contém, que promete movimentar a quadra durante os próximos meses. Com objetivo de juntar arte, gastronomia e lazer, o complexo itinerante atrai os mais diversos olhares. Curiosidade, estranhamento e admiração são alguns dos sentimentos que o local, que tem o Mimo Bar como âncora, tem despertado nos frequentadores e moradores da Capital.

Idealizado por Sandro Biondo, Ana Júlia Melo em parceria com Pedro Paulo Baracat, Lucas Tobias, André Pires e o designer Filipe Fonseca, o Contêm veio para agregar ainda mais valor a cena cultural de Brasília. “O Sandro veio com uma ideia de implantar o MimoBar, com uma referência que ele trouxe principalmente do Pitico, de São Paulo, e vários outros tipos de projetos de edificação em container. Adoramos a ideia e começamos ir atrás de tudo que era necessário. Lote, parceiros, autorizações”, conta Lucas Tobias.




Cenografista e ligado nas tendências, Sandro escolheu o tropicalismo como tema para o Contém. Apesar da época com temperaturas amenas, o local passa uma ideia de beira de praia, graças as cadeiras, os pallets, tendas erguidas com bambus, a música ambiente e os próprios containers. “O conceito principal é a liberdade e a leveza. Todas as nossas mesas são de barris reaproveitáveis de petróleo, temos uma espaço para instalação artística e deixaremos aberto para que os artistas nos procurem e queiram estar aqui também”, explica Lucas.


De início, a ideia era apenas montar um bar. Após várias reuniões e brainstorming, eles decidiram abrir outros containers para trazer pop-up stores de pessoas apaixonadas pelo que fazem. “Nossa curadoria tem sido feita pela nossa observação de quão envolvidos e apaixonados estão os empresários com seus negócios.”



A sustentabilidade é outro pilar importantíssimo do complexo. Como uma forma de espalhar a ideia e conscientizar o público a produzir menos lixo, tanto o bar das bebidas, quanto o de narguilé dão descontos para os clientes que reaproveitarem os copos e mangueiras, evitando o desperdício e a produção excessiva de lixo.

Com horário de funcionamento de quarta a domingo, eles pretendem levar para cada fim de semana uma atividade diferente. Para o próximo, Ana Júlia conta que o público poderá levar seus pets. “Chamamos uma ONG aqui de Brasília para participar da feira, disponibilizaremos os containers para lojinhas de pet, uma empresa de adestramento também estará presente”, e Pedro Paulo acrescenta “Queremos que o público abrace as causas sociais também. Vamos fazer campanha de arrecadação de agasalho, oficinas de bambolê e cinema ao ar livre.”



Apesar de recente a abertura, eles já receberam propostas para ocuparem outros lugares de Brasília. “Por ser um projeto itinerante, sem qualquer tipo de construção, temos facilidade de ocupar uma área que não era utilizada e movimentá-la. E com o desenrolar do projeto, percebemos diversas particularidades do pessoal aqui da 105 Norte, que tem recebido a gente muito bem. Desenvolvemos um relacionamento com os comerciantes daqui e eles tem nos ajudado muito”, explica André.

Com planos de ficarem na comercial até agosto, eles continuam em fase de soft opening, para não assustarem os moradores da quadra. “Nossas expectativas sempre foram muito altas, e estamos tendo retorno. A princípio ficaremos funcionando até às 22h por conta do pessoal daqui, da lei do silêncio e enfim, queremos que a população sinta que isso aqui também é deles e não que invadimos um espaço que não é nosso”, finaliza André.


Serviço

Contém
CLN 105, Bloco C - Asa Norte
De quarta a domingo, de 15h às 22h


 


Todos os direitos reservados - 2014
Política de Privacidade
Termos e Condições
Anúncie Conosco:
SHIS QI 05, Bloco F, sala 122, Centro Comercial Gilberto Salomão
CEP 71615-560 - Brasília - DF - Brasil
Telefone: +55 (61) 3364-4512 | Email: info@gpsbrasilia.com.br
{slideshow_baner}