GPS | ESPECIAIS

Negócio de família

Gestão e tradição se encontram na Pneuline, a empresa familiar que há três décadas atua com maestria no mercado local e lidera o ranking de a maior do Centro-Oeste

Quando Roque e Lourdes Oliveira deixaram família e amigos em Curitiba, no ano de 1984, não poderiam imaginar que viriam para Brasília construir um império. Com três filhos adolescentes, os paranaenses apostaram nos negócios prósperos da recém-Capital para uma nova vida. 

 

E acertaram. Roque e Lourdes investiram seus esforços na primeira Pneuline, a maior rede de lojas de serviços automotivos e pneus do Distrito Federal. Com 18 unidades e 350 funcionários, a empresa atende mais de seis mil clientes por mês. O segredo de tanto sucesso? O engajamento de toda a família nos negócios. “Desde sempre, os meninos abraçaram a causa. Somos o que somos hoje pelo interesse de toda a família”, conta Lourdes. 

 

Almoços de família, reunião de negócios e até viagens de férias. A relação dos Oliveira nunca se abalou pelos negócios. “Sempre nos demos muito bem e conseguimos comandar a empresa com harmonia”, conta Lourdes. A matriarca preza pela união dos filhos independentemente do mundo do business. “Os meninos são amigos. Flávio e Ciro, inclusive, passam as férias juntos”, conta orgulhosa. 

 

Os Oliveira chegaram a Brasília com certo conhecimento no mundo do empreendimento. Lá em Curitiba administravam uma pequena empresa de turismo. “Viemos para a Capital e eu achei que trabalhar com automóveis seria um bom negócio”, relembra Roque. A primeira unidade, em Taguatinga, começou com venda de peças para motor. Quatro anos depois, tornou-se um autocentro, expandido-se para o resto da Capital.

 

Hoje, são 18 lojas divididas entre Brasília, Taguatinga, Ceilândia, SIA, Samambaia, São Sebastião, Planaltina e Sobradinho, ocupando a liderança na venda de pneus na região Centro-Oeste. Desde 1998, é revendedora exclusiva da marca Pirelli, líder no mercado de pneus no Brasil. Sua rede conta ainda com venda de rodas esportivas, serviços de suspensão, freios, troca de óleo, injeção eletrônica, alinhamento, balanceamento e reforma de rodas. 

 

Para manter a organização, as funções são divididas. “Temos que trabalhar com o que gostamos. Eu tenho aptidão e paixão pelas oficinas. Meus outros irmãos participam no conselho e trabalham também em outros projetos”, conta Flávio Oliveira, segundo filho do casal e atual CEO da marca. A família também é dona do café e boulangerie L’Amour Du Pain.

 

Porém não se engane, a paixão por carros sempre fez parte de todos os Oliveira. “Eu e minha mulher, nossos filhos e sete netos. Todos entendemos de carros e somos apaixonados por esse universo”, conta Roque.

 

Expectativas

 

Flávio explica que o sucesso da empresa é definido pelos clientes. “Você pode ter a maior força de vontade do mundo, se os clientes não gostarem do serviço, a empresa não prospera”, defende.

 

Foi com esse pensamento que o administrador investiu em atendimento e mão de obra, surgindo contra a fama negativa de mecânicos. “A fama dos mecânicos é que são sujos e querem sempre passar a perna no cliente. Por isso, eu treino muito meus funcionários para que eles passem confiança e profissionalismo”, explica. 

 

Formado em Administração de Empresas e com pós--graduação na Dom Cabral, uma das melhores fundações de ensino do país. “Aprendi na prática e na teoria. A experiência que eu e meus irmãos tivemos desde jovens e os estudos voltados para gestão nos tornaram profissionais aptos”, defende.

 

Com experiência no exterior, Flávio já geriu uma oficina em Orlando, na Flórida. “Foram quatro anos de muito estudo. Trouxe para o Brasil inúmeras lições de lá, muita novidade e aprendizado”, conta. E não se engane, a fama ruim do segmento é mundial. “No segundo dia de funcionamento nos Estados Unidos, um cliente me abordou e comentou que conhecia mecânicos ruins e não queria ser enganado”, relembra Flávio. 

 

Para o futuro

 

Ainda este ano, os Oliveira pretendem abrir três novas unidades da Pneuline. No Guará, Extra Parque e Sudoeste. “Nós apostamos na melhoria do mercado econômico. Apesar da crise e da queda nos negócios, a reversão da taxa de juros está melhorando e já começamos a sentir isso nas lojas”, conta o empresário. 

 

No último ano, a empresa teve um crescimento de 30%, o que são números ótimos, considerando a situação econômica do País. “Mesmo com o consumidor economizando, ainda mantivemos um número bom de clientes”, diz. “Conseguimos fidelização por meio de atendimento e parte técnica. O cliente pode gastar R$ 100 ou R$ 1 mil. A satisfação independente do valor. Se o serviço for bom, transparente, bom atendimento, ele sairá satisfeito e fidelizado. Esses mil reais virarão R$ 10 mil”.

 

Constantes investimentos em qualificação de pessoal e em programas de qualidade garantiram à Pneuline em 2005, 2009, 2010, 2011, 2012, 2014 e 2016 o prêmio Top of Mind, de empresa mais lembrada do segmento pelos consumidores do Distrito Federal. 

 

Nova geração

 

A família, que está na terceira geração, começa a preparar os mais novos para o futuro da empresa. Roque e Lourdes possuem sete netos, que, assim como os filhos, trabalham na empresa desde cedo. No entanto, Flávio enfatiza: “Questão de sucessão é mérito, e não linhagem”. 

 

Para o futuro dos jovens, muito estudo e preparação. “É preciso não apenas gostar, como também estar disponível. A Pneuline é grande e gerir isso tudo é complexo. Nós estamos preparando meus filhos e sobrinhos para, no futuro, se não forem administradores, façam parte do conselho administrativo da marca”, explica. 

 

Os anciões participam ativamente dos negócios, mas com a experiência. “Meus pais trabalham em um ritmo tranquilo. A participação fundamental deles é com a sabedoria. Toda escolha que preciso tomar converso com os dois e uso e abuso da experiência que eles têm nos negócios”, conta Flávio, que “atua para que o legado familiar continue”, conta Roque. 

 

Pneuline

www.pneuline.com.br


Todos os direitos reservados - 2014
Política de Privacidade
Termos e Condições
Anúncie Conosco:
SHIS QI 05, Bloco F, sala 122, Centro Comercial Gilberto Salomão
CEP 71615-560 - Brasília - DF - Brasil
Telefone: +55 (61) 3364-4512 | Email: info@gpsbrasilia.com.br
{slideshow_baner}