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Pé atrás para fazer musculação? O preparador físico Pedro Guimarães traz mitos e verdades sobre a modalidade para mulheres

Olá, leitores!

 

De “sexo frágil” as mulheres não têm nada. Inclusive, as elas representam números expressivos quando falamos em praticantes de musculação. Por isso, hoje quero compartilhar com vocês mitos e verdades da musculação para as mulheres.

 

Mulher não ganha massa muscular

MITO! Muito dessa crença vem do fato das mulheres produzirem menos testosterona que os homens. Em valores absolutos, os homens produzem muito mais deste hormônio que as mulheres, mas vários estudos já apresentaram falta de relação entre níveis baixos de testosterona e a hipertrofia. Além disso, as mulheres também produzem outra série de hormônios que auxiliam na construção muscular.

 

Não malhar braço para não ficar masculina

MITO! Não tenho ideia de onde veio esta ideia, mas ouço todos os dias. Mulheres deveriam dar atenção ao treinamento de membros superiores. O fato de “preferir” treinar pernas pode gerar desequilíbrios musculares que ocasionam desvios posturais, lesões e assimetrias. E não é porque você faz exercícios de braço que vai virar uma fisiculturista, seu desenvolvimento será proporcional a suas possibilidades.

 

Ciclo menstrual tem influência no treino

VERDADE! Antes de tudo, é importante falar que esta influência está relacionada ao estado de humor e disposição. Digo isso porque existem teorias que propõem mudanças no treino de acordo com o ciclo menstrual da mulher, por uma questão de hormônios, mas a ciência já provou que não existe ligação de uma coisa com a outra. Vale ressaltar que, durante alguns momentos, as cólicas e os incômodos de fases especificas do ciclo podem interferir no treinamento, então é sempre bom conversar com o professor e definir um melhor plano.

 

Exercícios localizados para perder gordura localizada

MITO! Fazer cadeira abdutora para diminuir o “culote”, chutar em glúteo 4 apoios para deixar o bumbum durinho ou até mesmo fazer exercícios para o “tchauzinho” com o objetivo de diminuir medidas é o maior mito de todos. Não existe nenhuma maneira de perder gordura localizada com exercícios para regiões específicas. A redução de gordura acontece em todo o corpo, de acordo com a dieta e treino eficiente. Seja inteligente.

 

Agora sabemos que musculação para mulheres não é um bicho de sete cabeças, muito menos uma modalidade “proibida”. Mas, para observar melhores resultados estéticos, a melhor solução é treinar de maneira inteligente e ter uma alimentação saudável.


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